Internet + tevê
67% dos entrevistados pelo Ipsos afirmaram que assistem à tevê enquanto navegam pela internet. Os que têm o hábito multitarefa afirmaram ler e-mails (86%), conversar por messenger (67%) ou fazer atividades de trabalho ou escola (35%). Mas há quem use a internet como complemento da tevê. 28% acessam na internet conteúdo relacionado e 23% afirmam usá-la para comentar o que assistem na telinha.
Jornais são alvo prioritário de internautas que procuram sites de mídia, concluiu o Instituto Ipsos após fechar, em janeiro, uma consulta a 637 moradores das cinco regiões brasileiras. Segundo a pesquisa, 68% dos usuários de internet que visitaram sites de veículos de comunicação haviam escolhido os de jornais na semana anterior.
Confira dados da pesquisa do Instituto Ipsos
Outros visitaram sites de emissoras de televisão (65%), de revistas (41%), sobre cinema (29%) e de rádios (24%). Apenas 10% não tinham optado por nenhum veículo. A pesquisa permitia múltiplas respostas.
Buscar informação sobre diversos assuntos é motivação para 85% dos consultados usarem a internet. Ler especificamente jornais é intenção de 71%. Usuários de tablet também mostraram preferência por baixar versões digitais de jornais. Isso é comum para 40% dos entrevistados. Entre os leitores, 34% assinam jornais. Outros 21% costumam fazer download de jornais pagos porcentuais maiores do que os relacionados a revistas, baixadas por 32% dos entrevistados que têm tablets.
Para 48% dos usuários de smartphones, "ler notícias" é mais usual que baixar jogos (44%) e fazer downloads de músicas (também 44%). As principais preferências são tirar fotos (91%), ouvir música e enviar torpedos (85%).
"Assim como outros estudos estrangeiros, a pesquisa confirma que dentro do universo caótico da internet, em que circulam muitas informações anônimas e não checadas, a notícias de jornais têm peso para o público porque são fruto de trabalho profissional", afirma Ricardo Pedreira, diretor-executivo da Associação Nacional dos Jornais (ANJ).
Para Pedreira, a credibilidade dos jornais impressos contribui para a migração a audiência em sites. "Jornal é informação produzida com profissionalismo e responsabilidade em qualquer plataforma", diz. "A informação que se acessa no Ipad ou no celular é jornal."
Tevê vira hábito
A pesquisa apurou ainda outros hábitos do brasileiro quando o assunto é internet. Um deles é a presença expressiva da televisão entre as opções de internautas. A programação normal de tevê já é vista por 47% deles via web. Uma parcela ainda maior 53% costuma usar a internet para assistir a eventos transmitidos ao vivo, como jogos e shows. Assistir a tevê pelo smartphone é comum para 19% dos usuários.
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