Localizado a 77 quilômetros da costa sul do Espírito Santo, o campo de Jubarte será o primeiro no Brasil a produzir óleo abaixo da camada de sal. Apesar de ser na Bacia de Santos que estão sendo depositadas as expectativas de maior volume de reservas no pré-sal brasileiro, é no litoral capixaba, ainda na Bacia de Campos, que o primeiro óleo será retirado desta formação geológica.
Na próxima terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cerimônia no local para a divulgação do feito, mas o óleo já vem sendo retirado do local desde o dia 15 de julho em fase de testes.
Poço
A plataforma utilizada é a P-34, com capacidade de produzir 60 mil barris de óleo por dia. Ligada a 15 poços produtores, apenas um deles traz o óleo do pré-sal. Serão entre 10 mil e 15 mil barris por dia a partir de setembro. Os demais poços estão localizados sobre a camada de sal. Ao contrário das descobertas da Bacia de Santos, no entorno de Tupi, que revelaram reservatórios abaixo da camada de sal, no norte da Bacia de Campos, já no litoral capixaba, há reservas também acima da formação.
No pré-sal da região, a placa de sal menos espessa (cerca de 200 metros, ou dez vezes menos do que a de Santos, com 2 mil metros) permitiu que o óleo "vazasse" para níveis superiores.
Parque das Baleias
Descoberto em janeiro de 2001, o campo de Jubarte faz parte de um complexo petrolífero batizado pela estatal de Parque das Baleias, com 1,2 bilhão de barris de petróleo equivalente (somado ao gás) em reservas provadas. Quatro descobertas foram feitas pela estatal naquela região, abaixo da camada de sal, mas ainda estão sob avaliação. Além de Jubarte, há ainda Cachalote, que terá dois novos poços do pré-sal em 2010, e os campos de Pirambu e Caxaréu, que apresentam reservatórios do mesmo tipo.



