• Carregando...
Taxa de juros recuou pela primeira vez em sete meses |
Taxa de juros recuou pela primeira vez em sete meses| Foto:

Os juros nas operações de crédito caíram em dezembro, depois de sete meses consecutivos de elevações. Levantamento realizado pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostra que a taxa média cobrada para pessoas físicas apresentou uma redução de 0,12 ponto porcentual em relação a novembro, para 7,49% ao mês (137,91% ao ano). Os juros também caíram para as empresas, passando de 4,47% para 4,35% ao mês (66,69% ao ano).

De acordo com o vice-presidente da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, a redução, ainda que pequena, pode ser atribuída principalmente às medidas implementadas pelo Banco Central para dar maior liquidez ao mercado – com a liberação de R$ 93,9 bilhões em depósitos compulsórios, recursos com que os bancos passaram a contar para emprestar. A maior estabilidade no sistema financeiro internacional, depois do estresse em outubro e novembro, e a queda nos juros futuros com a expectativa de redução da taxa básica de juros (Selic) na próxima semana também contribuíram para a queda. Segundo Oliveira, também contou a favor a pressão para que os bancos reduzam o spread (diferença entre as taxas que as instituições pagam para captar dinheiro no mercado e o juro cobrado nos empréstimos).

Para o representante da Anefac, por conta do desaquecimento da atividade econômica, do aumento do desemprego e da redução da Selic, a tendência é que as taxas continuem a cair. "Serão cortes pequenos, mas frequentes nos próximos meses", projeta.

A pesquisa da Anefac apurou em dezembro uma redução de 1,37% nos juros do cheque especial, passando a taxa de 8,02% para 7,91% ao mês. A taxa do cartão de crédito, porém, ficou estável em 10,56%, a maior desde julho de 2003. Para os empréstimos pessoais, os bancos cobraram em média, em dezembro, juros de 5,60%, ante 5,68% em novembro, e as financeiras registraram taxa de 11,52%, contra 11,70% no mês anterior.

A taxa cobrada pelo comércio caiu de 6,40% para 6,30% ao mês, com destaque para a redução dos juros do financiamento de veículos, com recuo de 0,24 ponto porcentual, para 3,05% ao mês.

* * * * * *

Interatividade

Você sentiu diferença nos juros cobrados por bancos e financeiras?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou comente abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]