• Carregando...

O juiz Mucio Nascimento Borges, da 33.ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, decidiu bloquear em cárater liminar US$ 75 milhões depositados pela VarigLog na 8a Vara de Falências do Estado pela compra do controle da Varig. Com estes recursos, serão pagos os salários atrasados dos funcionários da companhia.

O pedido de bloqueio foi apresentado na quinta-feira passada pelos Sindicatos dos Aeroviários do Município do Rio e dos Estados de São Paulo e do Amazonas.

- É uma vitória, ainda que parcial e ainda que os valores não sejam suficientes para pagar todos os atrasados. Mas foi uma vitória do trabalhador. Temos a certeza de que o trabalhador da Varig não terá o mesmo fim do trabalhador de outras empresas, como Transbrasil e Vasp - afirmou o presidente do Sindicato dos Aeroviários de São Paulo, Uébio José da Silva.

A empresa, no entanto, poderá recorrer da decisão.

Paralelamente, a procuradora Oksana Boldo, do Ministério Público Federal do Trabalho de São Paulo, abriu ação de dissídio de greve contra a Varig. Ela também pediu ao Tribunal Regional do Trabalho do Estado o bloqueio de recursos da VarigLog para garantir o pagamento dos atrasados. Segundo a juíza, existe "comprovadamente grave lesão ao direito dos trabalhadores".

A decisão da procuradora foi tomada depois de audiência de conciliação convocada para a tarde desta segunda-feira, na sede do MP paulista. A Varig não mandou nenhum representante.

Em fac-símile enviado à procuradora, a empresa disse que não houve "tempo hábil" para que seus diretores se deslocassem do Rio para São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]