Curitiba O Brasil é um país prioritário para os investimentos da Kraft Foods, a segunda maior indústria de alimentos do mundo e a maior dos Estados Unidos. A nova fábrica de produtos em pó, instalada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), inaugurada ontem, foi escolhida pela diretoria mundial da companhia para produzir o suco da marca Tang, destinado aos mercados da África do Sul, Angola e Moçambique. A produção de suco em pó para esses locais é de 2 mil toneladas/ano.
Para atender aos pedidos de Tang do mercado externo, a Kraft Foods optou por fechar a fábrica da Turquia, transferindo o maquinário para Curitiba, informou ontem o presidente da empresa no Brasil, Aristides de Macedo. "O Brasil tem grandes vantagens competitivas em relação a outros países, principalmente pelos preços da matéria-prima, em especial, o açúcar e embalagens."
De acordo com Macedo, 5% da produção da fábrica de Curitiba é destinada ao mercado externo. A unidade paranaense da Kraft Foods é considerada uma das mais modernas e eficientes da empresa no mundo. No local está instalado um laboratório que conta com 63 técnicos, responsáveis pelo desenvolvimento de alimentos e embalagens para os países da América Latina. Esse laboratório é um dos sete existentes em todo o mundo, especializado no desenvolvimento de novos produtos.
A transferência da fábrica de produtos em pó de Jundiaí (SP) para Curitiba permitiu o aumento da capacidade de produção de 50 mil para 100 mil toneladas/ano, informou Macedo, lembrando que a unidade paulista fabricava 30 mil toneladas/ano de alimentos e bebidas em pó.
"Ao concentrarmos em uma única unidade a fabricação de todos os produtos em pó, otimizamos os processos produtivos e conseguimos, desta forma, gerar economia de escala", destaca o diretor de Bebidas e Groceries da Kraft Foods Brasil, Marcelo Izzo. Segundo ele, essa passa a ser a maior planta de preparados em pó da Kraft no mundo, fora dos Estados Unidos.
Responsável pela movimentação de 2,4 bilhões de litros por ano, o mercado brasileiro de sucos em pó está em franca expansão. Dados da ACNielsen , de janeiro a setembro, apontam que esse segmento cresceu 17% em volume de vendas, se comparado ao resultado aferido em igual período de 2004.
A Kraft Foods Brasil é líder deste mercado, com 45% de participação. A empresa também lidera as vendas no mercado de sobremesas em pó, que movimenta cerca de 2 bilhões de porções por ano e que em 2005 apresenta uma taxa de crescimento de 11%.



