• Carregando...

O Ministério da Agricultura espera receber hoje o parecer da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) sobre o suposto caso atípico da Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como mal da vaca louca, no Mato Grosso. A suspeita foi verificada em uma vaca nelore de 12 anos no frigorífico da JBS-Friboi, em São José dos Quatro Marcos, no sudoeste do estado.

O animal foi encaminhado pela Fazenda Talismã, no município de Porto Esperidião, na fronteira com a Bolívia. O animal estava pronto para abate quando uma equipe de inspeção sanitária do Departamento de Saúde Animal (DSA) do ministério, que fazia visita de rotina no local, constatou que ele estava caído.

O chamado "decúbito forçado" é o estado do bovino caído, que pode ocorrer tanto em função de fraqueza muscular quanto de deficiência na coordenação motora causada por distúrbios neurológicos da encefalopatia. O presidente da JBS-Friboi, Miguel Gularte, disse que o episódio não deve impactar as exportações brasileiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]