Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tecnologia

Lei que deve melhorar sinal de telefonia em Curitiba é sancionada

Nova legislação atualiza regras do ano 2000 e diminui a burocracia para instalar antenas de telefonia na capital

A partir desta quarta-feira (20), será mais fácil instalar estações transmissoras de radiocomunicação em Curitiba. De acordo com uma lei sancionada pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT), agora é possível instalar essas antenas em topos de prédios, caixas d’água, torres de iluminação e em qualquer ponto da cidade com uma altura mínima de 10 metros do solo.

Com a sanção, a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), que vai lidar com a instalação das estações, espera melhorar o atendimento à população. "Essa flexibilização da lei diminui a burocracia e vai beneficiar o cidadão, já que o acesso a essa tecnologia é facilitado", comenta o superintendente de projetos da SMU, Reginaldo Mendes Junior. Não apenas os usuários, mas também as operadoras de celular reclamam da má qualidade do sinal na cidade.

Mendes Junior explica que ainda falta regulamentar alguns aspectos estritamente técnicos para que a secretaria comece os trabalhos, mas esclarece que ela já está apta para receber os processos das operadoras de telefonia.

A lei anterior que tratava do licenciamento de estações de telecomunicação era antiga, do ano 2000, e precisou ser atualizada por causa do rápido desenvolvimento tecnológico dos últimos anos. Uma das principais preocupações a respeito desse assunto era a deficiência em relação às antenas da tecnologia 4G, que devem estar funcionando nas cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.