• Carregando...

O ministro das Comunicações Paulo Bernardo disse nesta quarta-feira (22) que o governo está trabalhando e deverá antecipar a licitação das redes com frequência de 700 megahertz, prevista inicialmente para 2016, para o segundo semestre de 2013. Essa é a frequência usada hoje pelas TVs analógicas (abertas ou por assinatura) que precisam ser totalmente digitalizadas para dar lugar à transmissão do sinal de telefonia móvel de quarta geração (4G).

"No segundo semestre do ano que vem devemos licitar os 700 megahertz. E temos que desligar o sinal analógico de TV. Isso é importante porque permite implantar (o 4G) de forma mais barata e mais rápida", disse Bernardo durante o seminário de tecnologia Innovation Qualcomm 2012, em São Paulo.

O ministro salientou que é possível licitar a nova frequência mesmo antes do desligamento das transmissões analógicas. Isso quer dizer que, quem comprar faixas no leilão, terá de esperar a migração das TVs para o sinal digital e aí sim começar a tocar os projetos da tecnologia móvel.

"Podemos fazer a licitação condicionado à desocupação do espectro lá na frente", comentou, citando que esse modelo foi usado nos Estados Unidos.

Outros assuntos como a necessidade de redução da carga tributária do setor de telecomunicações e do compartilhamento de rede entre as operadoras de celular também foram tratados por Bernardo no seminário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]