Um "passaporte" de descontos lançado ontem pode gerar negócios de R$ 30 milhões aos sete municípios do litoral do Paraná nos períodos de baixa temporada. É o que esperam os idealizadores do Passaporte Litoral do Paraná, publicação que reúne cupons de desconto para produtos e serviços oferecidos por 58 empresas da região. A iniciativa partiu da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), com o apoio do Sebrae/PR e da Ecovia, concessionária que administra o trecho da BR-277 entre Curitiba e a costa.
Os descontos desse "catálogo" variam de 5% a 50%, somando cerca de R$ 580, e podem ser usados uma vez cada no ato da compra, a página correspondente será carimbada, como um passaporte "de verdade". Cerca de 50 mil exemplares foram emitidos nessa primeira tiragem. Eles serão distribuídos nos fins de semana, na praça de pedágio e no posto de atendimento ao usuário (SAU) da Ecovia. Os cupons serão válidos até o mês que vem e de março a novembro de 2011, exceto em feriados. Os estabelecimentos participantes oferecem produtos e serviços nas áreas de turismo de aventura, ecoturismo, turismo cultural, gastronômico, religioso, náutico, turismo de pesca, negócios, eventos, e de "lazer, sol e praia".
"Esse é um passaporte único no Brasil, pois atende uma região com sete municípios, mais a Ilha do Mel", diz o presidente da Adetur, Carlos César de Paula Gnata. "A expectativa é que esse projeto movimente R$ 30 milhões em negócios nas empresas associadas." O valor equivale a 9% da arrecadação anual das sete prefeituras da região.
Levantar poeira
Para a consultora do Sebrae Patricia Albanez, o projeto vai não apenas fomentar as vendas, mas estimular os turistas a conhecer melhor a região. "Existem empresários que fazem poeira e os que comem poeira. Eu tenho certeza que os participantes do passaporte são os que vão fazer poeira." Para o secretário estadual do Turismo, Herculano Francisco Lisboa, "esse é um trabalho muito corajoso e muito raro no Brasil".
A empresária Fátima Aguiar, do Restaurante Burghesia, de Pontal do Paraná, conta que há três anos iniciou uma parceria semelhante ao projeto do passaporte. "Eu dava desconto para quem trazia o ticket do pedágio da Ecovia. Consegui aumentar as vendas, e tenho certeza que esse passaporte vai melhorar muito mais o comércio de todo o litoral."
Norma Santos de Freitas, proprietária da Casa do Barreado, de Paranaguá, também nutre boas expectativas. "Quem vem para o litoral, tem despesa com o pedágio. Com o passaporte de descontos, esse gasto é minimizado. Acredito que essa ideia vai trazer um retorno significativo."
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