Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Finanças

A poupança vai mudar. Prepare-se

A queda da Selic para 8,5% ao ano ou menos aciona um gatilho, que faz com que os depósitos feitos a partir do dia em que a nova taxa básica de juros entra em vigor sigam a nova remuneração: 70% da Selic + TR. | Marcelo Andrade
Gazeta do Povo
A queda da Selic para 8,5% ao ano ou menos aciona um gatilho, que faz com que os depósitos feitos a partir do dia em que a nova taxa básica de juros entra em vigor sigam a nova remuneração: 70% da Selic + TR. (Foto: Marcelo Andrade Gazeta do Povo)

O rendimento da poupança vai mudar e se você tem investimentos lá precisa ficar atento às alterações. Nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária Nacional, o Copom, órgão do Banco Central, decidiu por mais uma redução da taxa básica de juros, a Selic. Com a inflação controlada – o IPCA acumulado em 12 meses está em 2,71% –, as apostas do mercado foram confirmadas e a Selic caiu um ponto percentual, passando para 8,25% ao ano.

Desde 2012, ano em que a Selic chegou a 7,25% ao ano, o governo federal mudou a política de remuneração da poupança para evitar a fuga de recursos dos fundos de investimento em cenários de juros baixos.

É que com a Selic nesse patamar mais baixo, a poupança, que já é isenta de imposto de renda, tem um rendimento maior que boa parte desses fundos, que, na prática, são os grandes financiadores da dívida pública brasileira, já que têm em seu portfólio títulos do Tesouro. 

Por lei, portanto, sempre que a Selic ficar abaixo dos 8,5% ao ano, a remuneração da poupança cairá e passará a ser de 70% da taxa básica de juros mais TR (taxa referencial). Normalmente, o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês (6,17% ao ano), mais TR. 

A mudança só não vale para depósitos feitos antes de maio de 2012, quando a nova regra passou a valer. Para esses depósitos, o rendimento continua sendo de 6,17% ao ano mais TR.

Todos os bancos, inclusive, são obrigados a mostrar, no extrato da poupança, essa divisão entre o “dinheiro velho” e o “dinheiro novo”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.