Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ambiente de trabalho

As 30 melhores empresas para mulheres

Das 135 organizações com os melhores ambientes de trabalho do país, 30 se destacam por suas políticas voltadas para as mulheres

As 30 melhores empresas para mulheres segundo o ranking do Great Place to Work. | Pixabay/
As 30 melhores empresas para mulheres segundo o ranking do Great Place to Work. (Foto: Pixabay/)

As mulheres avançaram muito no mercado de trabalho nos últimos anos, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Embora elas estudem mais que os homens – 60% de todos os formandos do país são mulheres, segundo o Ministério da Educação –, elas ganham menos e ainda são minoria nos cargos de chefia, sobretudo das grandes companhias. Essas são apenas algumas das barreiras que se impõem no dia a dia das profissionais, mas existem várias outras. 

Melhores empresas para mulheres: veja o ranking completo

Leia mais sobre Carreira, Empreendedorismo e Finanças

Felizmente, nessa corrida em busca de mais igualdade de gênero no ambiente de trabalho, muitas empresas já saíram na frente. Pelo segundo ano, a consultoria Great Place to Work (GPTW) ranqueou as melhores empresas para as profissionais brasileiras.

O destaque dessas organizações começou em 2016, quando o GPTW listou 20 empresas “amigas” das mulheres entre as 135 organizações com os melhores ambientes de trabalho do país. Neste ano, o lançamento específico do ranking das Melhores Empresas para a Mulher destacou 30 organizações, 13 de grande porte e 17 de tamanho médio.

Como é feita a avaliação?

Para selecionar as 30 melhores empresas para mulheres, a metodologia do GPTW considera as empresas que possuem práticas de gestão e iniciativas pelo empoderamento da mulher no ambiente de trabalho.

A avaliação mede, por exemplo, o nível de satisfação do público feminino dessas empresas, por meio de uma pesquisa de clima organizacional.Também é feita uma análise das práticas culturais da empresa – isso inclui, por exemplo, a porcentagem de mulheres em cargos de gestão e alta gestão.

Nas últimas duas décadas, a porcentagem de mulheres nos cargos de gestão entre as empresas avaliadas pelo GPTW saltou de 11% para 49%. Com a divulgação anual da lista, a consultoria pretende ajudar as organizações do país no combate às diferenças no tratamento de homens e mulheres no ambiente de trabalho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.