• Carregando...
As 30 melhores empresas para mulheres segundo o ranking do Great Place to Work. | Pixabay/
As 30 melhores empresas para mulheres segundo o ranking do Great Place to Work.| Foto: Pixabay/

As mulheres avançaram muito no mercado de trabalho nos últimos anos, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Embora elas estudem mais que os homens – 60% de todos os formandos do país são mulheres, segundo o Ministério da Educação –, elas ganham menos e ainda são minoria nos cargos de chefia, sobretudo das grandes companhias. Essas são apenas algumas das barreiras que se impõem no dia a dia das profissionais, mas existem várias outras. 

Melhores empresas para mulheres: veja o ranking completo

Leia mais sobre Carreira, Empreendedorismo e Finanças

Felizmente, nessa corrida em busca de mais igualdade de gênero no ambiente de trabalho, muitas empresas já saíram na frente. Pelo segundo ano, a consultoria Great Place to Work (GPTW) ranqueou as melhores empresas para as profissionais brasileiras.

O destaque dessas organizações começou em 2016, quando o GPTW listou 20 empresas “amigas” das mulheres entre as 135 organizações com os melhores ambientes de trabalho do país. Neste ano, o lançamento específico do ranking das Melhores Empresas para a Mulher destacou 30 organizações, 13 de grande porte e 17 de tamanho médio.

Como é feita a avaliação?

Para selecionar as 30 melhores empresas para mulheres, a metodologia do GPTW considera as empresas que possuem práticas de gestão e iniciativas pelo empoderamento da mulher no ambiente de trabalho.

A avaliação mede, por exemplo, o nível de satisfação do público feminino dessas empresas, por meio de uma pesquisa de clima organizacional.Também é feita uma análise das práticas culturais da empresa – isso inclui, por exemplo, a porcentagem de mulheres em cargos de gestão e alta gestão.

Nas últimas duas décadas, a porcentagem de mulheres nos cargos de gestão entre as empresas avaliadas pelo GPTW saltou de 11% para 49%. Com a divulgação anual da lista, a consultoria pretende ajudar as organizações do país no combate às diferenças no tratamento de homens e mulheres no ambiente de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]