• Carregando...
Finalistas da 1.ª edição da Geração Empreendedora | Rosano Mauro Jr.
Divulgação/Aliança Empreendedora
Finalistas da 1.ª edição da Geração Empreendedora| Foto: Rosano Mauro Jr. Divulgação/Aliança Empreendedora

Jovens de todo o Paraná, com idade entre 18 e 35 anos, podem se inscrever para a 2.ª edição do Geração Empreendedora. O concurso vai selecionar 100 empreendedores para apresentar seus negócios (ou ideias de negócio) em encontros regionais. Quatro selecionados vão receber um prêmio de R$ 7 mil para alavancar seus projetos.

LEIA MAIS  sobre empreendedorismo, finanças e carreira

São quatro categorias: ideia de negócio, negócio, negócio com tecnologia e negócio com impacto social. Na primeira, podem se inscrever projetos que ainda estão em fase de ideação; ou que tenham, no máximo, seis meses de existência. Nas demais, é obrigatório ter um mínimo de seis meses de funcionamento. 

Todos que se inscreveram passam por uma capacitação gratuita, online. As vídeo-aulas incluem avaliações, e as respostas devem gerar um rankeamento. Os 25 melhores colocados de cada categoria vão participar de encontros regionais. 

As cidades desses encontros ainda não estão definidas, já que isso depende do perfil dos inscritos. "No ano passado, por exemplo, a gente teve encontros em Campo Mourão, Maringá, Londrina. A ideia é que eles se desloquem o mínimo possível, então não adianta definir os locais agora. Marcamos apenas as datas", explica a coordenadora do desafio, Camila Maria Reis. 

Entre os 25 selecionados, os dez melhores mandam um vídeo (de até dois minutos) explicando por quê merecem vencer o desafio. Uma banca vai selecionar o melhor, em cada uma das categorias, para ser o vencedor. 

O prêmio em dinheiro pode ser o empurrãozinho que falta para impulsionar negócios que geram impacto em suas regiões. Pode permitir a estes jovens formatar seus empreendimentos para participar de programas robustos de aceleração, por exemplo, que costumam ter critérios de exigência altos. 

Mas o ponto alto do Desafio talvez seja na etapa anterior. Camila Reis explica que os encontros regionais foram momentos muito ricos, na edição número um do projeto: 

"A gente vê que muitos jovens nos grandes centros acabam buscando capacitação. Mas no interior acaba não tendo tantas oportunidades. O jovem até sai, vai para eventos, encontra paessoas de fora. Mas não tem alguém da região dele com quem possa trocar experiência, conversar". 

As inscrições para o Geração Empreendedora vão até dia 29 de outubro. Organizado pela Aliança Empreendedora, o desfaio tem patrocínio do governo do estado do Paraná e da Volkswagen. 

Geração Empreendedora – Desafio Paraná 2ª Edição 

Inscrições: até 29 de outubro 

Categorias: ideia de negócio; negócio; negócio social; e negócio com tecnologia 

Encontros regionais: entre 24 de novembro e 4 de dezembro 

Prêmio: R$ 7 mil 

Mais informações: www.desafioparana.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]