i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
finanças

Temer assina redução de idade para saque do PIS/Pasep para 60 anos

A MP que liberou o saque para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir 62 neste ano perdeu a validade na última quinta-feira (21) e teve de ser reeditada

  • PorDa Redação, com informações de Flávia Pierry
  • 26/12/2017 19:01
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O presidente Michel Temer assinou nesta terça-feira (26) uma Medida Provisória que autoriza o saque do PIS/Pasep para homens e mulheres a partir de 60 anos de idade. O texto deve sair no Diário Oficial da União nos próximos dias. 

A MP que liberou o saque para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir 62 neste ano perdeu a validade na última quinta-feira (21) e teve de ser reeditada. Com isso, o governo federal também decidiu reduzir ainda mais a idade mínima para o saque. 

Antes, o saque só podia ser feito por quem já tivesse completado 70 anos, além de casos como aposentadoria, invalidez e doenças graves. A expectativa é de que com essa mudança os saques superem os R$ 12 milhões, valor estimado na MP anterior.

O texto da MP diz que o prazo para o saque vai até junho de 2018, “conforme calendário estipulado pela Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, e pelo Banco do Brasil, no caso do Pasep”. [Atualizado em 04/01) O calendário de saque dos cotistas a partir de 60 anos será divulgado na segunda-feira, dia 8 de janeiro.

Quem tem direito ao saque 

Trabalhadores cadastrados no fundos PIS/PASEP até 04/10/88 e que ainda não sacaram o saldo de cotas na conta individual de participação. O saque é liberado para quem tem mais de 70 anos. 

Como verificar se há dinheiro disponível

Tanto Caixa quanto BB têm páginas com informações sobre o PIS/Pasep, onde é possível verificar cadastros e consultar cotas. Ainda no caso da Caixa, há também um telefone para atendimento ao cidadão: 0800 726 0207. No caso do BB, se o beneficiário quiser verificar o cadastro pessoalmente, basta ir a uma agência com o RG em mãos.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.