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Bem mais do que inocentes diários eletrônicos, os blogs hoje representam uma mudança radical no uso da informação. Podem ser perigosos para quem não entende a velocidade e a força dos posts, mas também podem ser uma alavanca de sucesso para quem souber tirar proveito deles.

Em "Blog – Entenda a revolução que vai mudar seu mundo", Hugh Hewitt, um influente blogueiro que possui uma coluna semanal no The Daily Standard, a edição on-line de The Weekly Standard, e no WorldNetDaily.com, mostra que empresários, políticos e executivos de marketing precisam logo ocupar espaço nesse movimento.

Hewitt vem se tornando um historiador em tempo real (como é próprio da internet) do que foi batizado como Blogosfera. De forma ativa, ele vivenciou os processos deflagrados por importantes blogs americanos que resultaram em recentes escândalos nacionais. O primeiro envolvendo o senador republicano Trent Lott e o outro, John Kerry, candidato à presidência dos Estados Unidos contra George W. Bush.

Lott teve uma declaração de apoio a antigo político racista discutida exaustivamente na internet, o que o levou a renunciar à liderança de seu partido no Senado. Já Kerry foi pego em uma mentira. Para atacar o comando militar do país, disse ter sido enviado clandestinamente ao Camboja, nos anos 1970, quando na verdade não esteve lá. O episódio comprometeu sua campanha.

Com base nos casos desses dois políticos, entre outros contados em Blog, Hewitt defende que as pessoas tenham muita atenção a essa nova mídia para não perderem espaço no mercado em pouco tempo. O escritor sustenta que os blogs são os megafones da mídia. E o que ocorreu com os políticos ocorre também com as empresas.

Hugh Hewitt aponta o investimento nos blogs como um caminho urgente para os responsáveis pelo marketing das empresas. Públicos específicos como é difícil ter na mídia tradicional e valores mais baixos são aspectos atraentes para a exploração dos blogs.

No livro, ele dá dicas de como escolher os blogueiros e considera fundamental a atenção aos conteúdos: pelo alcance e velocidade do veículo, a confiança é o grande produto em questão. Um engano, uma informação mal-usada e, segundo Hewitt, o blog se esvazia rapidamente. Nesse caso, a empresa envolvida se vê numa repercussão negativa quase instantânea, a avalanche a que se refere.

O site americano Technorati (http://technorati.com), espécie de observador do que é divulgado pela Internet e citado em Blog por Hugh Hewitt, afirma que há na rede hoje mais de 66 milhões de blogs registrados. Ainda segundo o site, 175 mil são criados todos os dias. Eram cerca de 50 apenas, em 1999, quando, de acordo com Hewitt, teve início o fenômeno.

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