Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
negócios

Louis Dreyfus compra fábrica da Cocamar

Com aquisição, multinacional francesa vai aumentar em 10% sua produção de suco de laranja

Com nova unidade, Louis Dreyfus produzirá mais 7 milhões de caixas de laranja | Divulgação
Com nova unidade, Louis Dreyfus produzirá mais 7 milhões de caixas de laranja (Foto: Divulgação)

A Louis Dreyfus Commodities vai aumentar em 10% sua produção de suco de laranja no Brasil com a aquisição da fábrica da Cocamar Cooperativa Agroindustrial em Paranavaí. O valor do negócio, assinado na última sexta-feira, não foi revelado, mas marca a primeira investida da gigante francesa nesse segmento fora do interior de São Paulo, onde mantém três fábricas.

Pela operação, a Louis Dreyfus vai atuar em parceria com os 200 cooperados da Cocamar, que produzem cerca de 25 mil toneladas de suco por ano. O foco é a exportação, principalmente para a Europa.

A compra não inclui a operação de processamento e envase de sucos prontos para beber feita pela Cocamar, que vende o produto, com sua marca, no varejo. "Essa operação é separada e continuará igual. A Louis Dreyfus vai fornecer uma parte da sua produção de suco para a própria Cocamar", explica Henrique Freitas, diretor da divisão de citrus da Louis Dreyfus no Brasil. Entre 2% e 3% do suco produzido pela companhia vai para o mercado interno.

A intenção, segundo Freitas, é expandir, no futuro, as operações de Paranavaí. Segundo ele, o clima e o solo, além da elevada produtividade dos pomares, dão condições para que o Noroeste do estado se firme como um grande produtor de cítricos. "A produtividade média na região é de 800 caixas por hectare, acima inclusive da média do interior de São Paulo, onde atuamos, e que alcança 700 caixas por hectare", diz.

Segundo Freitas, com a compra – cujas negociações duraram um ano –, a Louis Dreyfus aumenta sua capacidade anual de processamento de laranja em mais de 7 milhões de caixas, atingindo o total de cerca de 80 milhões de caixas no Brasil, o que representaria uma produção de aproximadamente 320 mil toneladas de suco concentrado por ano.

Na última safra (2011/12), a empresa registrou um avanço de cerca de 90% no processamento da fruta em relação à safra anterior (2010/11), atingindo o volume recorde de 70 milhões de caixas de laranjas no Brasil.

A unidade adquirida foi construída pela Cocamar em 1990 e emprega 100 pessoas, que serão integradas ao quadro de funcionários da Louis Dreyfus. O processamento de suco de laranja no local foi iniciado em 1994. A Louis Dreyfus tem fábricas de suco em Matão, Bebedouro e Engenheiro Coelho, no interior de São Paulo.

A produção da Cocamar era exportada por tambor pelos portos de Paranaguá e Itajaí (SC), mas a tendência, no médio prazo, é de que essa exportação passe a ser feita por granel e pelo porto de Santos, onde a Louis Dreyfus opera terminal próprio. "O granel é uma opção mais competitiva, com menor custo de frete em relação ao tambor, que vai por contêiner", diz Freitas.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.