• Carregando...
Com nova unidade, Louis Dreyfus produzirá mais 7 milhões de caixas de laranja | Divulgação
Com nova unidade, Louis Dreyfus produzirá mais 7 milhões de caixas de laranja| Foto: Divulgação

A Louis Dreyfus Commodities vai aumentar em 10% sua produção de suco de laranja no Brasil com a aquisição da fábrica da Cocamar Cooperativa Agroindustrial em Paranavaí. O valor do negócio, assinado na última sexta-feira, não foi revelado, mas marca a primeira investida da gigante francesa nesse segmento fora do interior de São Paulo, onde mantém três fábricas.

Pela operação, a Louis Dreyfus vai atuar em parceria com os 200 cooperados da Cocamar, que produzem cerca de 25 mil toneladas de suco por ano. O foco é a exportação, principalmente para a Europa.

A compra não inclui a operação de processamento e envase de sucos prontos para beber feita pela Cocamar, que vende o produto, com sua marca, no varejo. "Essa operação é separada e continuará igual. A Louis Dreyfus vai fornecer uma parte da sua produção de suco para a própria Cocamar", explica Henrique Freitas, diretor da divisão de citrus da Louis Dreyfus no Brasil. Entre 2% e 3% do suco produzido pela companhia vai para o mercado interno.

A intenção, segundo Freitas, é expandir, no futuro, as operações de Paranavaí. Segundo ele, o clima e o solo, além da elevada produtividade dos pomares, dão condições para que o Noroeste do estado se firme como um grande produtor de cítricos. "A produtividade média na região é de 800 caixas por hectare, acima inclusive da média do interior de São Paulo, onde atuamos, e que alcança 700 caixas por hectare", diz.

Segundo Freitas, com a compra – cujas negociações duraram um ano –, a Louis Dreyfus aumenta sua capacidade anual de processamento de laranja em mais de 7 milhões de caixas, atingindo o total de cerca de 80 milhões de caixas no Brasil, o que representaria uma produção de aproximadamente 320 mil toneladas de suco concentrado por ano.

Na última safra (2011/12), a empresa registrou um avanço de cerca de 90% no processamento da fruta em relação à safra anterior (2010/11), atingindo o volume recorde de 70 milhões de caixas de laranjas no Brasil.

A unidade adquirida foi construída pela Cocamar em 1990 e emprega 100 pessoas, que serão integradas ao quadro de funcionários da Louis Dreyfus. O processamento de suco de laranja no local foi iniciado em 1994. A Louis Dreyfus tem fábricas de suco em Matão, Bebedouro e Engenheiro Coelho, no interior de São Paulo.

A produção da Cocamar era exportada por tambor pelos portos de Paranaguá e Itajaí (SC), mas a tendência, no médio prazo, é de que essa exportação passe a ser feita por granel e pelo porto de Santos, onde a Louis Dreyfus opera terminal próprio. "O granel é uma opção mais competitiva, com menor custo de frete em relação ao tambor, que vai por contêiner", diz Freitas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]