• Carregando...

O lucro semestral do HSBC antes de juros subiu 10% para 14,1 bilhões de dólares, com o plano de cortes de três anos da instituição começando a ter êxito, embora o resultado tenha ficado aquém das expectativas devido a uma queda na receita.

As ações da instituição, que atingiram a maior alta em mais de dois meses na sessão anterior, caíam 3,81% às 07h38 (horário de Brasília).

O lucro antes de impostos do maior banco da Europa ficou acima dos 12,7 bilhões de dólares divulgados um ano antes, mas abaixo dos 14,6 bilhões esperados na média de 14 analistas consultados pela empresa.

A receita caiu 7% para 34,4 bilhões, com o HSBC afirmando que o crescimento econômico permaneceu inexpressivo no Ocidente e com a desaceleração na China e na Ásia, num momento em que as reformas regulatórias aumentaram os custos para os bancos.

O HSBC está focado na redução de custos e na adoção de medidas de reestruturação que continuam essenciais numa indústria que luta para crescer.

"Estes resultados demonstram que continuamos a fazer progressos com nossa estratégia", afirmou o presidente-executivo do banco, Stuart Gulliver, em comunicado.

Gulliver, que há dois anos e meio comanda a redução de custos no HSBC, cortou 46.000 postos de trabalho até maio, tendo vendido ou fechado 52 unidades de negócios. Espera-se que o banco continue a sair de países onde não conta com escala.

O HSBC disse em maio que o número de empregados poderia cair para entre 240.000 e 250.000 em 2016. Gulliver afirmou na época que iria redobrar esforços para reduzir os custos e poderia cortar mais 14.000 empregos como parte da estratégia para elevar a rentabilidade e simplificar o complexo banco.

O HSBC anunciou que irá pagar um segundo dividendo de 0,10 dólar por ação, aumentando o total para o primeiro semestre para 0,20 dólar, crescimento de 11% sobre o mesmo período do ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]