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Fora dos EUA, a Netflix bateu suas expectativas de crescimento com 2,74 milhões de novos usuários internacionais | Divulgação/Netflix
Fora dos EUA, a Netflix bateu suas expectativas de crescimento com 2,74 milhões de novos usuários internacionais| Foto: Divulgação/Netflix

A Netflix se deparou com alguns obstáculos no seu caminho enquanto tenta alcançar a meta de 60 a 90 milhões de usuários nos EUA e se tornar totalmente global até o final de 2016. A companhia disse nesta quarta-feira (14) que o lucro do terceiro trimestre caiu pela metade frente ao ano passado, com resultados que desapontam perto das previsões iniciais, enquanto o o streaming nos EUA cresce a níveis abaixo do esperado.

A Netflix disse que o número de membros no mundo aumentou em 3,62 milhões no último trimestre, continuando sua expansão global agressiva e o investimento em programação original. Com isso, o total de usuários que pagam pelo serviço chega a 66,02 milhões, em comparação aos 50,65 milhões do mesmo período em 2014.

No entanto, a companhia não atingiu as expectativas de 1,15 milhões de novos membros nos EUA para o trimestre, com apenas 880 mil novas assinaturas, e, assim, permanece com um total de 42 milhões de usuários no país. A Netflix diz que errou em suas previsões ao não considerar que os clientes poderiam trocar o número das suas contas com a transição para os novos cartões de crédito e de débito com chip. Além disso, a empresa enfrenta severa competição de rivais como Amazon, HBO e Hulu, que têm aumentado seus investimentos em programação.

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Apesar de não ter alcançado os índices previstos, a Netflix continua na tentativa de atingir de 60 a 90 milhões de membros nos EUA por causa do crescimento contínuo da televisão pela internet.

“Com certeza há muitos concorrentes, mas sempre foi assim. Nós já competimos com a TV a cabo e por satélite. Nós competimos com o YouTube e todos os tipos de pay-per-view e DVDs. Existem muitas formas de consumir entretenimento e, apesar disso, a Netflix continua crescendo porque nós estamos sempre melhorando”, diz Reed Hastings, chefe executivo da companhia.

Pelo mundo

Fora dos EUA, a Netflix bateu suas expectativas de crescimento com 2,74 milhões de novos usuários internacionais. Assim, já chega ao total de 23,95 milhões de assinaturas pagas, mas a renda do trimestre foi de US$ 29,4 milhões, contra os US$ 31 milhões previstos e os US$ 59,3 milhões do mesmo período do ano passado. Recentemente, a companhia levou seu serviço ao Japão e espera expandir seu serviço para Itália, Portugal e Espanha na próxima semana.

A Netflix disse aos investidores que vai chegar ao equilíbrio até o fim de 2016 com o incentivo aos seus planos para tornar o serviço de streaming disponível ao redor do mundo, que devem gerar lucros globais significativos. Além disso, a companhia ainda disse que provavelmente vai aumentar o capital para investimentos em conteúdo.

Nesta quarta-feira, as ações da Netflix fecharam levemente mais altas, a US$ 110,23, mas caíram em mais de 3% depois de horas de negociação. Desde janeiro, as ações da empresa já subiram em cerca de 125%, enquanto os investidores apostam no seu crescimento contínuo dentro e fora dos EUA.

Na semana passada, a Netflix anunciou um aumento de US$ 1 na cobrança mensal, chegando a um total de US$ 10, para o plano mais popular nos EUA. Nos últimos meses, os preços também subiram na Europa e na América Latina.

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