• Carregando...

Em discurso durante visita às obras da Universidade Federal do ABC, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que "a economia brasileira vive um momento auspicioso".

Lula também disse que o governo atual está fazendo uma revolução que, se tivesse começado 50 anos atrás, o Brasil estaria atualmente entre as três ou quatro maiores economias do mundo.

- Vocês estão lembrados que, antes de nós chegarmos à Presidência da República, o Brasil devia ao FMI, devia ao Clube de Paris, não tinha crédito para as suas importações. O que acontece hoje? Hoje, nós temos US$ 162 bilhões em reservas. Tem uma crise nos Estados Unidos e nós não estamos nem um pouco preocupados. A economia brasileira está crescendo, a construção civil, que ficou 20 anos sem crescer neste País, está crescendo a 20% - disse.

Lula acrescentou ainda que o país conta com uma matriz energética invejável e que, por isso, está discutindo a questão do biocombustível com outros países. Ele também rebateu as críticas ao plantio de cana-de-açúcar:

- Quando alguém levanta o argumento de que se for plantar biocombustível vai faltar alimento no mundo, eu fico pensando: olhe o mapa do continente africano, lá não se planta um pé de cana, por que tem fome lá? Lá tem fome porque a questão da fome no mundo, hoje, não é falta de alimento, é falta de dinheiro para comprar alimento, porque o avanço na biotecnologia é tanto, que hoje a gente colhe cada vez mais numa área menor plantada - disse.

Nas contas do presidente, o Brasil colhe, por hectare, 4,5 vezes o que colhia em 1975.

- Aqui deve ter muita gente com carro flex fuel, é uma novidade brasileira de causar inveja ao mundo. Logo, logo vamos ter ônibus aqui a biodiesel, para a gente poder pegar o nosso petróleo, vender e ficar utilizando o nosso combustível verde.

Ele também mencionou o fato de o Brasil atualmente construir plataformas de petróleo em vez de encomendá-las no exterior.

- Uma plataforma de petróleo custa 2 bilhões de dólares, para fazer prospecção de 200 barris/dia. Uma plataforma, quando está sendo construída, gera mais ou menos 7 mil empregos. Quando ela está pronta, vai gerar 700 empregos definitivos. Agora, para fazê-la, precisa ter autoconhecimento tecnológico. Então, poucos países têm, 9 ou 10 países têm petróleo no mundo e poucos países têm condições de fazer plataforma. O Brasil tem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]