• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a intenção do governo brasileiro com a divulgação da lista de retaliação a produtos norte-americanos não é brigar com os Estados Unidos, e sim fazer valer as determinações da Organização Mundial do Comércio (OMC). Lula explicou que o Brasil vinha lutando há sete anos contra os subsídios do governo americano aos produtores de algodão dos EUA. "O Brasil ganhou na OMC, e então os EUA teriam que parar com os subsídios. Mas eles não pararam", disse.

Lula fez um apelo ao presidente norte-americano, Barack Obama, para que coloque seu pessoal para negociar rapidamente o assunto. "Cumpram com suas obrigações e nós cumprimos com as nossas."

O Brasil divulgou na segunda-feira a lista definitiva de produtos norte-americanos cuja importação deverá ser sobretaxada em retaliação aos subsídios pagos pelo governo dos EUA à produção local de algodão. A lista tem cerca de 100 itens entre frutas, sucos, produtos de higiene e maquiagem, plástico, algodão preparado, equipamentos industriais, aparelhos de som, veículos, óculos e escovas de dente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]