• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira da primeira reunião para tratar da televisão pública, desde que a proposta foi apresentada como uma meta de governo. Lula criou um grupo de trabalho para apresentar em 30 dias o modelo de gestão, de financiamento e de rede da TV pública. A intenção do governo é aproveitar o debate tecnológico da TV digital para discutir a implantação da televisão pública.

- Sincronia com a implantação da TV digital significa que existe uma percepção de que o debate sobre a TV pública no Brasil precisa aproveitar este momento em que também está sendo implantada a TV digital. Se for perdida essa oportunidade, depois, o processo poderá ser muito dificultado, até pelas dificuldades técnicas. O debate será levado ao mesmo tempo. A implantação da TV pública não seja ultrapassada pela superveniência da TV digital - disse o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.

Segundo Baumbach, o grupo de trabalho será integrado pelos ministérios da Educação, da Cultura e das Comunicações, sob a coordenação do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, com apoio da Casa Civil. O grupo poderá recorrer a especialistas para elaborar o modelo de gestão, de financiamento e de rede.

Na reunião, segundo o porta-voz, foi discutida a disposição do governo de ter um papel ativo na construção de uma TV pública no Brasil. Ele disse ainda que a TV pública que se pretende não será uma televisão de governo, deverá ser plural, veicular informação isenta e de qualidade, além de desempenhar um papel complementar ao papel da TV privada.

A proposta do governo é que a TV pública abranja a produção independente e desenvolva um jornalismo equilibrado. O porta-voz disse ainda que está previsto um amplo espaço para divulgação de programação cultural, incluindo programas de conteúdo educacional.

- A programação de conteúdo educacional será um dos fortes da programação TV pública no modelo que se pensou nesta reunião inicial - disse o porta-voz.

Segundo ele, a discussão do modelo de financiamento está em aberto. Está sendo debatida a origem dos recursos, que pode ser de patrocínios ou do setor público.

Participaram da reunião com Lula os ministros Franklin Martins, Dilma Rousseff (Casa Civil), Fernando Haddad (Educação), Hélio Costa (Comunicações), Paulo Bernardo (Planejamento), Gilberto Gil (Cultura) e Luiz Dulci (Secretaria Geral).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]