Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fórum Econômico

Lula volta a defender regulação do sistema financeiro mundial para evitar novas crises

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a defender nesta quarta-feira (15) a regulação do sistema financeiro mundial, com o objetivo de evitar novas crises, e culpou a especulação financeira pela turbulência na economia.

"Está chegando a hora da verdade em que todo mundo, humildemente vai confessar que o mundo contemporâneo errou na dose da economia virtual. E que não era justo, sobretudo, com os pobres, que alguém pudesse ganhar bilhões sem produzir nada, apenas com papéis e mais papéis", disse o presidente.

Durante a abertura do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, no Rio de Janeiro, Lula também disse que medidas como a estatização de bancos, para estimular a produção e a manutenção do emprego não "devem ser descartadas, por mero preconceito ideológico".

Segundo ele, "é necessário salvar bancos e seguradoras para proteger depósitos e a Previdência Social", com o objetivo de proteger os mais pobres. Nao há exemplo de medida anticíclica mais eficaz", completou o presidente.

O presidente disse, também que, além da regulação do sistema financeiro, é preciso acabar com os paraísos fiscais e o protencionismo, retomando a Rodada Doha.

Em discurso, Lula também defendeu uma nova ordem mundial, que deve ser consolidada por meio de um tripé, envolvendo o Estado, a iniciativa privada e a sociedade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.