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A maratona de 32 horas de funcionamento dos quatro maiores shoppings centers de Curitiba, entre os dias 23 e 24, atraiu 392 mil consumidores, segundo balanço das empresas. Em 2004, quando os quatro shoppings abriram em horário normal, o número foi de 300 mil. Com o madrugadão, as lojas ganharam 10 horas a mais de atividade e, na maioria dos casos, aumentaram o faturamento.

No Crystal Plaza, o aumento das vendas no dia 24 foi de 42% em relação ao ano passado. O fluxo de pessoas nas 32 horas foi de 42 mil. Apesar de 15 lojas não terem respeitado o acordo, e fechado durante o começo da madrugada, a direção do shopping não vai multá-las e pretende repetir a dose no ano que vem.

No Curitiba o crescimento das vendas no dia 24 foi de 20%, em média. "Demos aos lojistas um dia a mais de vendas", disse o gerente Carlos Torres. Para ele, o fluxo de pessoas, 100 mil nas 32 horas, foi além das expectativas. "Ficamos felizes em atrair esse público não só para comprar mas para assistir aos shows. Shopping também é entretenimento", completou.

Para o mais antigo shopping da cidade, o Mueller, o madrugadão impulsionou as vendas do mês de dezembro, com faturamento 15% maior do que no ano passado. O movimento durante as 32 horas também foi além das expectativas: 120 mil clientes.

O maior fluxo de consumidores foi apontado pelo Park Shopping Barigüi. Mais de 130 mil pessoas passaram pelos corredores do centro de compras entre as 10 horas do dia 23 e as 18 horas do dia 24. O balanço das vendas do madrugadão ainda não foi fechado.

Mas, os resultados da iniciativa não foram positivos para todos os lojistas. De modo geral, os que mais se beneficiaram com a maratona foram as grandes lojas, o setor de alimentação e de serviços. Para o gerente da loja de brinquedos Trends do shopping Mueller, Felipe Bartelli Bento, o esforço não valeu a pena. "Tivemos um movimento razoável até as 3 h da manhã, mas não houve tanto movimento durante o dia 24". Segundo ele, as vendas na madrugada não compensaram o cansaço dos funcionários. Já a Trends do Shopping Crystal registrou um aumento de 2% a 3% durante a madrugada.

A gerente da loja Seda Pura do Park Shopping Barigüi, Solange Luciana Gomes comemorou o desempenho no madrugadão. "Tivemos um aumento de 5% a 10% nas vendas." Já as lojas dos shoppings Crystal e Curitiba não tiveram tanta sorte. "Saímos no prejuízo. Fizemos apenas duas vendas durante a madrugada", conta a sub-gerente da Seda Pura do Curitiba, Juliane Cristina dos Santos.

Para o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Élcio Ribeiro, a maratona dos shoppings colaborou para o sucesso das vendas de Natal deste ano, além das expectativas da associação. "Foi uma experiência que deu certo. As lojas lotaram na madrugada, o que poderá servir de estímulo para os comerciantes de rua nos próximos anos", disse. O número de consultas aos serviços de proteção ao crédito da entidade, um indicador do movimento do comércio, registrou aumento de 15,4% em 2005.

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