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Páscoa: curitibano comprou em média quatro ovos de chocolate

O balanço de vendas de Páscoa divulgado nesta semana pela Associação Comercial do Paraná (ACP) mostra que o valor médio gasto pelos consumidores de Curitiba com a data foi de R$ 117, o que equivale a compra de aproximadamente 4 ovos de chocolate. O levantamento foi feito pelo Instituto Datacenso.

O valor de compra deste ano foi superior ao do ano passado para 59% dos curitibanos ouvidos na pesquisa.

Segundo a sondagem, o crescimento nas vendas foi motivado principalmente pelas promoções (68%). Entre as promoções citadas, destacaram-se descontos para pagamento à vista (57%), distribuição e sorteio de prêmios/brindes (28%) e realização de campanha nacional pelo varejo (24%).

Fonte: Kelli Kadanus, especial para Gazeta do Povo

Dois levantamentos da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Paraná (Fecomércio-PR) mostram que os consumidores estão mais dispostos a presentar as mães do que os pais, nas respectivas datas comemorativas. As pesquisas mostram que, neste ano, 81% das mães devem ganhar presente no Dia das Mães, enquanto, no ano passado, o número de pais que deveriam ser presenteados no Dia dos Pais somava 71%.

Entre as justificativas para a diferença, estão falta de dinheiro e ausência da figura paterna, mencionadas por 29% dos entrevistados que não pretendiam comprar presente para os pais no ano passado.

A pesquisa atual mostra que, neste Dia das Mães, 57% dos consumidores pretendem comprar artigos de vestuário, como sapatos, roupas e acessórios, exatamente a mesma proporção mencionada na pesquisa do último Dia dos Pais. Na sequência dos presentes para as mães, aparecem eletrodomésticos (7%) e livros e afins (4%). Entre as outras opções de presentes, citadas por 34% dos entrevistados, estão perfumes, flores, produtos de informática, viagens, cestas de café da manhã e o tradicional almoço em restaurantes no domingo.

As mães também têm certa vantagem em relação ao valor gasto nos presentes. De acordo com os levantamentos, 30% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 100 no presente das mães - esse índice foi de 22%, na pesquisa do Dia dos Pais. Já 38%(contra 46% do Dia dos Pais) pretendem pagar entre R$ 60 e R$ 100 nos presentes para elas. Outros 33% (contra 32% da pesquisa dos pais) devem gastar entre R$ 20 e R$ 50.

Segundo a FecomércioPR, o Dia das Mães é a segunda melhor data do ano para as vendas no comércio, atrás apenas do Natal. A federação estima um crescimento de 3% a 4% nas vendas deste ano, em relação ao ano passado. O Dia dos Pais também é bem-visto, em razão do apelo sentimental que gera, mas não supera o Dia da Mães em volume de vendas.

Na avaliação da Fecomércio, o crescimento deste ano é razoável ao se levar em consideração o cenário de alta de inflação e da taxa de câmbio, que dão a impressão de desaceleração econômica. "Notamos que existe uma tendência positiva pela importância dada pelas pessoas ao Dia das Mães. Esperamos que esse crescimento se materialize", comenta o diretor de planejamento da Fecomércio, Ditter Lengning.

O melhor resultado da data para o comércio nos últimos anos foi em 2011. Com a economia aquecida, as vendas cresceram mais de 10% em relação a 2010, conta Lengning. Os aumentos se mantiveram constantes nos anos seguintes, mas em taxas mais baixas.

A venda de televisores é a grande aposta da entidade, por conta da conjunção entre o Dia das Mães e a proximidade dos jogos da Copa do Mundo. Telefones celulares, roupas, sapatos e perfumes aparecem em seguida na lista.

Metodologia

A Pesquisa de Dia das Mães 2014 da Fecomércio-PR entrevistou 300 pessoas em diversos municípios do Paraná, entre 16 e 28 de março deste ano. A Pesquisa de Dia dos Pais 2013 ouviu 200 pessoas, entre 26 e 30 de julho do ano passado, apenas em Curitiba.

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