• Carregando...

O presidente da Petrobras, sergio Gabrielli, afirmou nesta terça-feira (10) que considera "justo" que a maior parte dos royalties do pré-sal seja destinada aos estados produtores. "É justo que a maior parte dos royalties fique nos estados onde está a produção. Isso é justo porque a atividade está ocorrendo ali", avaliou Gabrielli, depois de ter participado da CPI da Petrobras, no Senado.

Ele lembrou, no entanto, que os demais estados também devem ser beneficiados com uma fatia maior dos recursos. "É justo também que os outros estados participem dessa distribuição [dos royalties]. Estou defendendo tese geral, não proposta específica. Hoje, o que vai para os estados não produtores é muito pouco", argumentou.

Gabrielli afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai atuar pessoalmente para resolver o impasse entre os estados produtores e não produtores sobre o percentual de royalties. "Acredito que a Câmara vai tomar alguma posição sobre isso, o presidente Lula vai fazer alguma negociação com os governadores." Lula deve tratar do tema ainda nesta terça com os governadores.

Falando de um possível atraso na aprovação do novo marco regulatório do pré-sal, em discussão na Câmara, o presidente da Petrobras pediu pressa. "É preciso ter pressa para ter marco regulatório, não por causa da Petrobras. Você leva sete, oito anos entre a descoberta e o início da produção. Quanto mais atraso, há mais atraso na produção", analisou.

Ele também afirmou que o programa de desenvolvimento da Petrobras para os próximos cinco anos está garantido "independentemente do novo marco regulatório". "Temos $ 147,4 bilhões em áreas já concedidas."

CPI

Gabrielli foi o último convidado da CPI a falar sobre as denúncias envolvendo a petrolífera, que completa quatro meses de trabalhos.O relator da comissão, Romero Jucá (PMDB-RR), que estabelecer um prazo de dez dias para a CPI ser encerrada. Nesse período, ele pretende concluir o parecer que deve ser analisado pela comissão em data ainda não definida.

Para o relator, todo o plano de trabalho foi concluído. "A audiência com o presidente Sergio Gabrielli encerra o plano de trabalho que tínhamos planejado para a comissão. Cumprimos todas as etapas", avaliou Jucá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]