• Carregando...

O saldo de empregos com carteira assinada no Paraná foi de 11.173 vagas em outubro, em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho. As empresas paranaenses tiveram o melhor mês de outubro da última década e vêm apresentando saldo positivo há dez meses seguidos. No ano, o mercado de trabalho formal inclui 105.251 mil trabalhadores. Em 2005, o Paraná teve um dos piores anos em número de empregos criados: foram apenas 72.374.

A maioria das vagas novas de outubro foi registrada no interior do estado. A região metropolitana de Curitiba foi responsável no mês por 6.207 postos. Na comparação do acumulado do ano, o interior também leva vantagem. Dos 105.251 novos postos de trabalho criados nos dez primeiros meses do ano em todo Paraná, 39.453 foram verificados na Grande Curitiba.

Entre os setores que mais geraram empregos estão os de serviços (4.188), comércio (3.823) e indústria (2.695). No acumulado do ano, a liderança também ficou com o setor de serviços (34.691). Depois, aparecem os setores da indústria (33.852), do comércio 16.517) e da construção civil (7.692).

O desempenho do Paraná acompanhou a tendência nacional. As empresas brasileiras abriram 129,7 mil vagas com carteira assinada. Em relação a outubro do ano passado, houve um crescimento de 9,8%, já que naquele período foram criados 118,1 mil novos postos formais. Esse foi o segundo melhor resultado, para meses de outubro, desde o início da série histórica em 1991. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, atribuiu a melhora no saldo do mês em relação a outubro de 2005 ao aumento do consumo interno. "Não há milagre para gerar empregos: tem que haver crescimento econômico e aumento de consumo. É isso que determina a produção" afirmou Marinho, acrescentando que em novembro a geração de novos empregos deverá, de novo, superar o número registrado no mesmo mês de 2005. No entanto, em comparação a setembro, houve redução na oferta de novos postos formais em outubro – o que deve se repetir em novembro. Isso porque, sazonalmente, nos três últimos meses do ano a oferta de vagas se reduz devido ao ajuste que as empresas começam a fazer em seu quadro de pessoal. Tradicionalmente, o mês de dezembro tem um resultado negativo no Caged.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]