• Carregando...
Jobs: ainda mais magro, executivo interrompeu licença de saúde para lançar o novo tablet | Justin Sullivan / AFP
Jobs: ainda mais magro, executivo interrompeu licença de saúde para lançar o novo tablet| Foto: Justin Sullivan / AFP

Com uma participação especial de Steve Jobs, que cumpre licença para tratar da saúde, a Apple apresentou ontem a nova versão do iPad. O tablet – que chega às lojas americanas na sexta-feira da próxima semana, ao mesmo preço (de US$ 499 a US$ 829) do aparelho já à venda – agrega uma das principais reivindicações dos usuários, que já havia se tornado padrão em equipamentos concorrentes: a presença de duas câmeras, para fotos e videoconferências feitas com o aplicativo FaceTime. Mas ele continua sem conexão USB e sem entrada para cartão de memória. Ainda não há data para lançamento no Brasil.

O iPad 2 vem equipado com um novo processador, o A5, de núcleo duplo. Segundo a Apple, o A5 dobra a velocidade de processamento e pode ter um desempenho na parte gráfica até 9 vezes melhor do que seu antecessor, o A4. Com isso, ele ganha também capacidade de exibir vídeos em full HD – não na tela do tablet, que continua com a resolução de 1.024 x 768 pixels, mas por meio de uma saída HDMI.

Em termos de software, o que anima o iPad 2 é o OS 4.3, atualização do sistema operacional já presente em iPads, iPhones e iPods Touch. Com ele, a empresa promete mais rapidez para o navegador web Safari, integração com a Apple TV e a possibilidade de compartilhar o acesso à web por meio do aplicativo Personal Hotspot.

As mudanças no design são grandes. Primeiro, ele já será lançado com uma opção de cor branca. Além disso, as dimensões também são diferentes: o iPad 2 é 33% mais fino que sua versão anterior (8,8 milímetros de espessura), e pesa 660 gramas, contra 680 do antecessor. Outra novidade são as Smart Covers, capas coloridas com uma banda magnética que adere ao aparelho. Quando a capa é retirada, a tela do iPad se acende automaticamente. São duas linhas de capa – em poliuretano (US$ 39) e couro (US$ 69).

O lançamento foi em San Francisco, nos Estados Unidos, e a presença de Jobs foi uma surpresa. Sua licença de saúde mais recente começou no início deste ano. "Estivemos trabalhando neste produto por um bom tempo e eu não queria perder este grande dia", disse Jobs. Embora ainda mais magro que o habitual, ele pareceu animado, e vestia sua tradicional blusa preta de gola olímpica e calça jeans.

Em sua apresentação, ele falou sobre os números do iPad – 15 milhões de unidades vendidas em um ano, 90% do mercado, US$ 10 bilhões em receitas – e não perdeu a chance de atacar os competidores. "Nós nunca tivemos um produto que saísse tão rápido no início", disse. "Nossos concorrentes ficaram desconcertados. Eles voltaram às suas pranchetas de desenho, rasgaram seus projetos."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]