Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Davos

Mantega: déficit em conta corrente deve enfraquecer o real

O Brasil não está preocupado com o déficit em conta corrente, o qual deve ter o benefício de desvalorizar o real, disse nesta sexta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Ele também disse durante o Fórum Econômico Mundial que os estímulos fiscais, na forma de cortes de impostos e isenções, não serão renovados.

"Não estamos preocupados com isso porque temos grandes reservas", afirmou Mantega. "Esse déficit auxiliará na taxa de câmbio, uma vez que pode haver uma desvalorização do real", o que torna as exportações mais competitivas, disse.

O governo enfrentou forte pressão de exportadores no ano passado para que tomasse medidas que evitassem uma apreciação excessiva do real.

Dados divulgados na semana passada mostraram que o déficit em conta corrente do Brasil chegou a 24,334 bilhões de dólares em 2009, ante 28,192 bilhões de dólares em 2008, após o país registrar superávits nos cinco anos anteriores.

"Não temos intenção de renovar os estímulos fiscais", afirmou Mantega. "Vamos retornar aos níveis originais."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.