• Carregando...

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira que a economia brasileira está imune à esfera política e indicou que a oposição está explorando a recente agitação do mercado financeiro às vésperas da eleição. Segundo Mantega, a tensão dos mercados nesta semana esteve atrelada a episódios ocorridos nos Estados Unidos, Hungria, Tailândia, Equador e Polônia.

Mantega fez os comentários em entrevista a jornalistas convocada especialmente para ressaltar a solidez do país e proteger a economia brasileira de, segundo ele, associações indevidas feitas pela mídia entre a crise política e a turbulência do mercado.

— Vim para falar da solidez da economia brasileira, até como proteção. Estou aqui como guardião da economia brasileira. A economia brasileira está sólida e tranquila e vai muito bem. De fato, houve turbulência econômica no mundo todo e não só no Brasil. Não estamos com essa bola toda de abalar os mercados internacionais — afirmou o ministro.

Para Mantega, a turbulência do mercado está sendo explorada politicamente pela oposição a pouco mais de uma semana da eleição presidencial.

— Talvez seja um ato de desespero. É um episódio pequeno que envolve duas ou três pessoas. O episódio do ano passado foi muito grave — disse, referindo-se à crise do mensalão e à resposta comedida dos mercados.

Mantega ressaltou que o risco Brasil subiu na quinta-feira acompanhando o ritmo dos demais emergentes.

— É obvio que não tem nada a ver com o dossiê. Foi uma turbulência internacional de curta duração. O Brasil está sólido e vacinado contra esse tipo de turbulência — explicou.

Mantega reiterou que a economia brasileira vai crescer 4% neste ano, uma previsão otimista se comparada com a do mercado, de 3,11%, segundo o relatório Focus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]