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Umuarama – Estrutura enxuta, foco na distribuição dos produtos e, principalmente, um forte investimento em publicidade. Essas três características ajudam a explicar como um pequeno engenho de arroz do Noroeste do estado transformou-se, em três décadas, em uma das marcas de alimentos mais conhecidas do Paraná, com presença em supermercados de 26 estados brasileiros.

Fundada em 1969, a Alimentos Zaeli, de Umuarama, cresceu adquirindo uma série de indústrias e beneficiadoras de grãos de sua região. Com um parque industrial de 56 mil metros quadrados, a empresa produz ou empacota um total de 230 produtos diferentes, que vão de arroz e milho até achocolatados, temperos e preparos para bolo.

Fortemente ligada ao agronegócio, a Zaeli teve em 2003 o seu me-lhor ano. Depois disso, com a queda dos preços dos principais grãos, seu faturamento também passou a cair, chegando a R$ 300 milhões em 2005, valor que deve se repetir neste ano. No entanto, a lucratividade não foi tão afetada, uma vez que a queda do dólar barateou a importação de grande parte das matérias-primas. Analistas dizem que, com o rígido controle de custos imposto pelo presidente Valdemir Zago – filho do fundador, Elídio Zago (nome cujas iniciais batizaram a empresa) –, a Zaeli tem liberdade maior para mexer nos preços conforme a necessidade.

Mas se existe uma área em que Valdemir abre a mão, é na publicidade. Ele anuncia em três redes de televisão e paga merchandising em programas dominicais de alcance nacional. Além disso, bancou a reformulação do logotipo da Zaeli e do "Zaelinho", mascote da empresa. "Quere-mos que ele fique tão famoso quanto a estrela da Mercedes-Benz."

Mais fácil que isso talvez seja atingir a meta de distribuir 1 milhão de pelúcias em todo o Brasil. Os interessados precisam juntar cinco embalagens da marca, mais R$ 9,90. (FJ)

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