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Maeoka: expansão depende de relações com clientes e fornecedores. | Antonio Costa/Gazeta do Povo
Maeoka: expansão depende de relações com clientes e fornecedores.| Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo

Confiança é um componente que não pode faltar no dia-a-dia do empresário Sérgio Maeoka. Presidente da rede de farmácias Nissei, ele faz planos que dependem de vários relacionamentos que precisam ir bem. De um lado, a fidelidade de consumidores garante que as lojas trarão retorno aos investimentos. Na outra ponta, fornecedores têm de acreditar que os projetos de Maeoka são viáveis. Sem isso, a rede não mostraria números tão impressionantes: mais de 30% de crescimento ao ano. Só em 2008, foram projetadas 35 lojas, o que fará a companhia chegar a 145 pontos de venda.

A Nissei começou com uma pequena farmácia no bairro Mercês, em Curitiba, em 1986. No início, a relação com os clientes era quase pessoal. "Abri a loja com uma farmacêutica e um ajudante. Nosso ponto mais forte tinha que ser essa forma de atendimento", lembra Maeoka. Com o crescimento, a rede teve de se adaptar, formando uma marca que consolidasse sua imagem. "Hoje os clientes vêem a figura da empresa, conhecem a marca mais do que o dono da farmácia. Isso sem abrir mão de apresentar um serviço de qualidade", completa.

Com consumidores satisfeitos, o empresário se sente mais seguro para levar adiante seus planos. "Todo crescimento é sustentado pela conquista de clientes", diz. Outro segredo é ter a confiança de fornecedores. "São eles que dão parte do crédito para a gente crescer. E quanto maior a companhia fica, maior o risco envolvido nessas operações." Segundo ele, é preciso deixar claro que a empresa não está crescendo acima de sua capacidade. E demonstrar, claro, uma dose de autoconfiança. "Sempre penso que as pessoas estão esperando a gente abrir uma loja perto delas." (GO)

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