• Carregando...

O Ibovespa fechou abaixo dos 50 mil pontos nesta segunda-feira (22) pela primeira vez desde meados de maio, após um relatório do Banco Mundial revisando projeções de crescimento global minar o humor dos investidores.

Diante da queda de commodities e da semana com eventos importantes, as vendas de ações prevaleceram no pregão local.

O principal índice acionário brasileiro fechou em queda de 3,66 por cento, a 49.494 pontos --menor nível desde 15 de maio. O volume financeiro foi de 4,63 bilhões de reais.

O Banco Mundial reduziu seu prognóstico para a performance da economia global neste ano para contração de 2,9 por cento, ante projeção anterior de queda de 1,7 por cento. No caso do Brasil, a contração estimada é de 1,1 por cento, ante cenário anterior de expansão de 0,5 por cento.

A notícia reavivou temores sobre o ritmo de recuperação econômica do planera.

Na visão do superintendente da Banif Corretora, Raffi Dokuzian, permanece um cenário de incertezas, o que adiciona volatilidade aos negócios. Ele admite, contudo, que o mercado vinha desejando e precisando de uma realização de lucros, o que ajudará a bolsa brasileira a ter mais força para subir.

De acordo com profissionais do mercado, os investidores estrangeiros continuaram na ponta vendedora de ações.

"Os que estão vendendo agora foram os mesmo que compraram e esperaram que o (investidor) local entrasse no mercado. Mas o local permaneceu arredio. E, com um cenário externo como o de hoje, não havia como a bolsa local se segurar", afirmou um operador.

Dados da BMF Bovespa mostram que em junho, até o dia 17, o saldo de estrangeiros na bolsa brasileira está negativo em 1,304 bilhão de reais.

Em Nova York, o Dow Jones cedeu 2,35 por cento e o Standard & Poor's 500 recuou 3,06 por cento.

COMMODITIES EM BAIXA

O declínio das commodities foi mais um componente de baixa para o mercado brasileiro.

Em Nova York, o petróleo caiu 3,77 por cento, afetando ainda mais as ações da Petrobras --a preferencial caiu 3,41 por cento, a 30,86 reais.

A baixa nos metais prejudicou os papéis da Vale e a preferencial cedeu 4,83 por cento, a 29,93 reais.

A pauta importante da semana, quem tem como destaque a reunião do Federal Reserve, também manteve os investidores na defensiva. Há mais expectativa sobre os comentários que o banco central norte-americano fará sobre a economia e o mercado financeiro do que sobre o juro dos Estados Unidos.

Do lado positivo, as ações da Telemar Norte Leste subiram 2,22 por cento, a 50,60 reais, e as da Oi tiveram ganho de 1,63 por cento, a 30,49 reais, após anúncio sobre pagamento de dividendos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]