• Carregando...

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse no domingo que a economia brasileira poderia em breve crescer mais rapidamente e sem provocar inflação.

``O Brasil pode estar no limiar de um período de alto crescimento não-inflacionário'', afirmou, discursando em inglês em uma conferência na Cidade da Guatemala.

O ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega, criticou o Banco Central na terça-feira por empurrar a taxa da inflação abaixo da meta, em detrimento de uma expansão econômica vigorosa.

O índice de inflação subiu apenas 3,14 por cento em 2006, o mais baixo em oito anos, e muito abaixo da meta do governo de 4,5 por cento. A economia brasileira cresceu apenas 2,9 por cento no ano passado, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse querer um crescimento econômico de 5 por cento nos próximos anos.

No mais recente encontro sobre política monetária no início deste mês, o Banco Central abaixou a taxa básica de juros pela 14a vez consecutiva, para 12,75 por cento desde 13 por cento.

Com a inflação sob controle, críticos dizem que o Banco Central poderiam reduzir mais as taxas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]