• Carregando...

Neste ano que passou assistimos à chegada de uma nova geração de videogames e testemunhamos a ebulição do fenômeno batizado de Web 2.0. Também vimos o Brasil atingir a incrível marca de 100 milhões de celulares em operação, a "guerra dos navegadores" (que colocou Internet Explorer 7 e Firefox 2 em lados opostos do ringue) e a popularização dos PCs no país e o sofrimento da Microsoft para finalizar seu novo sistema operacional Windows Vista. O ano de 2006 foi, enfim, efervescente para a informática. A Gazeta do Povo escolheu quatro grandes destaques no meio dessa maravilhosa corrida tecnológica e apresenta esse "best of" nesta página.

YouTube

Sem sombra de dúvida, a maior atração da web em 2006, o YouTube (www.youtube.com) transmite 100 milhões de vídeos e recebe cerca de 70 mil novos arquivos a cada dia que passa. Criado há exatos 22 meses por três ex-funcionários do eBay (Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim), o portal cresceu tanto e tão rápido que o Google não perdeu tempo e arrematou-o em novembro por US$ 1,65 bilhão (ou R$ 3,55 bilhões). Detalhe: toda a empresa tem apenas 67 funcionários. Entre os milhões de anônimos que encontraram no YouTube sua porta para os 15 bytes de fama, acabaram se destacando (para o bem ou para o mal) também Silvio Santos, Fernando Vanucci, Paris Hilton, Zidane, Roberto Requião, Jim Carrey, Daniela Cicarelli...

Motorola Krzr K1

Como preparar um substituto para um fenômeno de vendas da estatura do V3 Razr sem frustrar a clientela? Era esse o desafio que a fabricante norte-americana Motorola percebeu que estava à sua frente logo após colocar no mercado, em 2004, o celular fino e elegante e que ganhou o apelido de "iPod da telefonia" – por conta de suas 50 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. Pois a resposta veio em agosto, com a apresentação do novo Krzr K1 (ao lado do Rizr Z3, um pouco mais simples). O modelo "engordou" imperceptíveis 2 milímetros e 8 gramas, mas ganhou câmera de 2 megapixels, MP3 player estéreo, cores chamativas (azul e vinho) e materiais arrojados (aço texturizado e vidro ultra-resistente). No Brasil, começa a ser encontrado por cerca de R$ 1,4 mil nas tecnologias GSM e CDMA.

Microsoft Xbox 360

Esse console surgiu no ano passado. Os concorrentes Nintendo Wii e Sony PlayStation 3 (PS3) deveriam figurar nesta lista, certo? Errado. Primeiro porque o Xbox 360 é o primeiro da nova geração de videogames a desembarcar oficialmente no Brasil, há duas semanas, e depois exatamente por ele ser o pioneiro entre os competidores. A proposta de ser uma central de entretenimento, que converse com os demais aparelhos eletrônicos da casa por meio de wi-fi (rede sem fio) e cabos USB também o diferencia do caríssimo modelo da Sony e do Wii. Até agora, estima-se que a Microsoft já tenha vendido 10 milhões de equipamentos e 2007 será o ano em que o Xbox terá de demonstrar suas vantagens. Quanto custa? Salgados R$ 3 mil no kit básico (disco de 20 GB, um joypad sem fio e três jogos).

Processadores Core 2

A Intel demorou um pouco para perceber que a velocidade de processamento de um microchip não era o mais importante em uma máquina nova e agora vai ter de explicar isso aos seus usuários. Com a família Core 2, lançada em julho, a tarefa não deverá ser tão difícil – dado o avanço que esses processadores de núcleo duplo representam para a computação doméstica. A nova linha, na verdade, é uma resposta da Intel à concorrência acirrada da AMD, que já oferecia 64 bits e dois núcleos há algum tempo. Visto especificamente pelos números frios dos gigahertz (GHz), os Core 2 não impressionam – vão de 1,6 a 2,93 GHz –, mas as "duas cabeças" farão a diferença na hora de pôr o PC à toda prova. Por fim, os novos chips anunciaram a aposentadoria definitiva dos Pentium, na ativa há 13 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]