Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia

Mercado de petróleo e preços estão estáveis, dizem dois membros da Opep

A Opep espera que a demanda mundial por seu petróleo caia nos próximos cinco anos devido ao aumento da oferta de membros que não pertencem ao grupo de 12 países

Sobreviventes carregam seus pertences em meio a casas destruídas pelo Tufão Haiyan, que deixou mais de 10 mil mortos nas Filipinas | REUTERS/Erik De Castro
Sobreviventes carregam seus pertences em meio a casas destruídas pelo Tufão Haiyan, que deixou mais de 10 mil mortos nas Filipinas (Foto: REUTERS/Erik De Castro)

O mercado e os preços do petróleo estão estáveis, disseram dois ministros do setor neste domingo, semanas antes de uma reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para decidir se o grupo precisa ajustar sua meta de produção.

"Eu acho que não, agora o mercado está estável", disse à Reuters o ministro de Petróleo de Angola, José Botelho de Vasconcelos, quando questionado se a Opep precisa mudar sua política quando o grupo se reunir em 4 de dezembro em Viena.

"O mercado está estável e o preço está estável também", afirmou o ministro do Petróleo do Iraque, Abdul Kareem Luaibi, à Reuters.

Angola e Iraque são países membros da Opep, um grupo que produz mais de um terço do petróleo mundial.

A Opep espera que a demanda mundial por seu petróleo caia nos próximos cinco anos devido ao aumento da oferta de membros que não pertencem ao grupo de 12 países, com o boom do xisto e de outras fontes de energia, de acordo com seu relatório anual.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.