Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Mercados registram longas filas para compras da ceia da virada

Produtos típicos do réveillon já estão em falta nas prateleiras

Mercado Municipal registra movimento intenso na véspera de ano novo | Pedro Brodbeck/Gazeta do Povo
Mercado Municipal registra movimento intenso na véspera de ano novo (Foto: Pedro Brodbeck/Gazeta do Povo)

Quem deixou para última hora as compras da ceia de ano novo deve se preparar para enfrentar longas filas. Muitos consumidores deixaram para comprar nesta segunda-feira (31) os ingredientes da festa da virada e encontraram supermercados com regime reduzido de funcionários, o que resulta em um grande tempo de espera nas filas dos caixas. Nos mercados do centro da cidade, a espera para pagar chega a 40 minutos.

O consumidor também deve se preparar para encontrar poucas opções de produtos. Os itens campeões de vendas, como bebidas, pescados e peças de carne suína, já estão esgotados em algumas prateleiras.

O gerente do Mercadorama do centro da cidade, Marcos Ovalino, explica que os estoques foram reforçados, mas a procura por alguns produtos dobrou ao longo da última semana. "Tem gente que se antecipa e compra com algumas semanas de antecedência, mas desde sexta-feira (28) alguns produtos já começaram a faltar", afirma.

A previsão é que o movimento fique ainda mais intenso ao longo da tarde. Os supermercados preveem que a procura por bebidas, principalmente, aumente até o início da noite. As grandes redes ficam abertas hoje até às 20 horas.

Superstição

No Mercado Municipal, os itens mais disputados são as uvas, romãs e lentilhas, alimentos típicos da festa de réveillon. "O mais complicado é comprar uvas para que tenha sementes para a família inteira", brinca a professora Marilete Rosário, que comprou duas caixas de uvas. A superstição recomenda que, no momento da virada de ano, a pessoa coma sete semente e as guarde na carteira ao longo do ano que se inicia.

Trânsito

Além do grande movimento de consumidores dentro do Mercado Municipal, as vias de acesso ao local apresentam intenso congestionamento. A recomendação para quem não vai ao mercado é de que desvie a rota, de acordo com a agente de trânsito, Sandra Correia. "Para quem vem, o ideal é caminhar uma quadra a mais e parar um pouco mais longe", explica.

O Mercado Municipal fica aberto até as 16 horas desta segunda-feira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.