• Carregando...

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, expressou neste sábado forte apoio a um acordo de livre comércio transatlântico entre os Estados Unidos e a União Europeia, argumentando que ele ajudaria a aumentar o potencial exportador alemão.

"Apesar de todas as dificuldades... As oportunidades oferecidas por um acordo comercial como esse são muito maiores do que os riscos", disse a chanceler, em uma entrevista coletiva após uma reunião do conselho federal de seu partido União Democrata Cristã. "Vai compensar nos esforçarmos ao máximo para a criação de uma grande zona de comércio com menos barreiras. Se queremos ser economicamente fortes, precisamos dessas parcerias comerciais".

A planejada Parceria de Comércio e Investimento Transatlântica, conhecida como TTIP, foi alvo de críticas pelo temor de que se concentre demais em interesses econômicos, em detrimento da segurança de dados, dos padrões ambientais e da proteção ao consumidor.

Empresas como a alemã Siemens, no entanto, argumentam que é uma situação ganha-ganha porque ajudaria reindustrializar os EUA e a reconstruir a competitividade da Europa. A Alemanha é o terceiro maior exportador mundial de mercadorias.

A próxima rodada de negociações entre os EUA e a UE está marcada para março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]