Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Salário

Metalúrgicos do ABC conseguem reajuste real de 5%

Acordo salarial foi aprovado em assembleia neste domingo. Negociação envolve os quase 36 mil trabalhadores das montadoras da região

Em assembleia realizada neste domingo (28), os metalúrgicos do ABC aprovaram acordo salarial que garante reajuste real (acima de da inflação) de 5% nos próximos dois anos, além de abono de R$ 2.500. A negociação envolve os quase 36 mil trabalhadores das cinco montadoras na região (Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz, Scania e Toyota).

Pelo acordo, os metalúrgicos acertaram o pagamento de um reajuste total de 10% neste ano, composto pela reposição da inflação acumulada no último ano mais um ganho real de 2,55%. Para 2012, ficou acertado também a reposição da inflação e 2,39% de reajuste real.

Ao comentar o resultado da assembleia, que reuniu segundo cerca de dez mil trabalhadores, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, afirmou que o acordo válido para os próximos dois anos "libera o movimento sindical para lutar contra o maior problema da categoria hoje: o risco da desindustrialização".

Temos de valorizar a produção nacional para garantir empregos de qualidade no Brasil - afirmou ele.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.