• Carregando...

Cinco mil metalúrgicos da Bosch, maior empresa metalúrgica do Paraná, voltaram ao trabalho na tarde desta quarta-feira (29) após a aprovação em assembléia, em Curitiba, da proposta de aumento oferecida pela empresa. Os trabalhadores estavam parados desde sexta-feira (24).

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), os trabalhadores conseguiram reajuste de 8,16%. Parte do aumento, 5,52%, será aplicada aos salários já em dezembro e 2,5% em dezembro do próximo ano. A proposta prevê ainda o pagamento de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) no valor de R$ 700.

Mais greves

A partir de quinta-feira (30), os metalúrgicos devem realizar greves em cadeia na grande Curitiba. Uma reunião entre o sindicato patronal e as empresas está marcada para a noite desta quarta-feira para decidir se aceitam as exigências dos trabalhadores definidas na Delegacia Regional do Trabalho (FRT) nesta tarde.

Aproximadamente 20 mil metalúrgicos serão envolvidos na mobilização. As 18 empresas que já fecharam acordos, como a Bosch, não devem sofrer com as novas paralisações.

Reivindicações

Os metalúrgicos lutam por um acordo, no mínimo, igual ao conquistado em São Paulo, com 5% de aumento salarial e renovação das cláusulas sociais. O Sindimetal, entidade que representa as 3,5 mil empresas metalúrgicas da Grande Curitiba, oferece apenas a reposição da inflação, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A previsão é de que a inflação acumulada seja de 2,65%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]