• Carregando...

Cerca de 500 pequenas e microempresas da região sudoeste do estado se uniram para formar o segundo sistema garantidor de crédito do país. O primeiro, também com a coordenação do Sebrae, existe há um ano em Caxias do Sul (RS). Participam empresários de 16 municípios, que devem formalizar a Associação Garantidora de Crédito até o fim do ano.

O sistema é um modelo comum em países como Argentina e Itália. Nele, empresários de pequeno porte que em geral enfrentam dificuldades para tomar crédito formam um fundo monetário que serve de lastro para empréstimos. Cada participante recebe uma carta garantidora, que é aceita por bancos conveniados ao sistema. No Paraná, devem participar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o BRDE, entre outros. O fundo deve ter entre R$ 1 milhão e R$ 2 milhões, fruto de depósitos realizados pelos participantes, pelo Sebrae, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e possivelmente o governo do estado.

O sistema foi apresentado ontem na convenção anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). "A carta complementa a garantia fornecida pelo empresário", diz o coordenador de crédito do Sebrae-PR, Celso Augusto de Souza, que apresentou o modelo.

Outra "cooperativa de aval" deve ser criada em Maringá. Entidades como Sebrae, Banco Central e Federação Brasileira de Bancos também discutem a regulamentação de um Sistema Nacional de Garantias de Crédito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]