Apesar do pouco tempo de presença das empresas nas mídias sociais, já é possível identificar modelos que dão certo e outros que atrapalham a divulgação de um produto, concluíram cerca de 500 profissionais e estudantes que estiveram em Curitiba para a quarta edição do Fórum de Mídias Digitais Sociais (FMDS), encerrada ontem.
Vinícius Zimmer, supervisor de mídia on-line da Agência Casa, participou do painel "Métricas sociais e o mundo plataforma" e disse que os profissionais da publicidade precisam estar atentos aos impactos dos anúncios e às novas formas de conversar com o consumidor. Luana Baio, coordenadora de Buzz Inteligence da dp6, de São Paulo, que também discutiu esse assunto, citou o caso dos anúncios veiculados antes da exibição de um vídeo no YouTube. Segundo ela, pesquisas mostram que aquilo desagrada as pessoas e que apenas 20% delas veem o comercial até o fim. Para Zimmer, não é correto afirmar que a mensagem atinge um número pequeno de pessoas, mas é preciso entender que se trata de um formato que tem vida curta.
E não há como driblar essa rejeição, afirmou o supervisor de mídia on-line da Agência Casa. A alternativa é pensar em outras possibilidades. Para Luana Baio, uma boa opção é investir em ações que as pessoas vão indicando para os amigos. Elas já são recebidas de maneira mais positiva e se espalham rapidamente, atingindo um grande número de usuários da rede.
O FMDS reuniu em Curitiba alguns dos principais profissionais do mercado digital para discutir o cenário, avaliar cases e apontar as melhores práticas para quem atua na área. Foram discutidos temas como planejamento em mídias sociais, social commerce, marketing político, direito digital e métricas.
Paralelamente ao fórum foram realizados outros três eventos: o Show de Cases, a Desconferência Social e o Lounge de Negócios, um salão para empresas interessadas em apresentar seus produtos e serviços. Para o Show de Cases, profissionais inscreveram suas histórias e os internautas selecionaram as que seriam apresentadas. O público também participou da Desconferência Social, sugerindo assuntos que foram discutidos pelos participantes.
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