Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
concessão

Ministério dos Transportes vai investigar contrato da ALL

Comissão especial irá apurar supostas irregularidades na malha do RS. Associação de municípios gaúchos fez denúncia contra a empresa

O Ministério dos Transportes criou uma comissão especial para investigar a América Latina Logística (ALL) por suspeita de irregularidade no cumprimento do contrato de concessão de um trecho da malha ferroviária no Rio Grande do Sul. A medida foi publicada na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial da União.

De acordo com a portaria, a decisão de investigar a ALL veio após o recebimento pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, de um relatório com denúncias contra a empresa e que foi encaminhado pela Frente Parlamentar Mista de Ferrovias e pela Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (RS).

Em nota, a ALL informou que atua "conforme as regras do contrato de concessão firmado junto ao Governo Federal, que estabelece metas rigorosas para aumento do volume e da segurança do transporte ferroviário de cargas."

Sobre a operação na malha do Rio Grande do Sul, a empresa disse que administra 3,1 mil km de trilhos no Estado, por onde circulam, em média, 500 vagões por dia e que é responsável pela captação de 69% da movimentação de cargas no porto de Rio Grande.

Histórico

Há duas semanas, o Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) um "exame global" de todos os contratos de concessão e arrendamento entre o governo federal e a ALL.

Na representação, o MPF diz que identificou dilapidação do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) pelas concessionárias que assumiram o serviço de transporte de cargas nas linhas férreas a partir da década de 1990, além de descumprimento de contratos firmados com o governo.

O documento aponta que, dos 28 mil quilômetros de trilhos concedidos à iniciativa privada, cerca de 16 mil foram abandonados pelas concessionárias. O prejuízo, de acordo com o MPF, chega a R$ 40 bilhões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.