• Carregando...
Cerca de 180 funcionários do banco HSBC foram demitidos sem justa causa entre quinta-feira (06) e segunda-feira (10) na região de Curitiba | Luis Henrique Sciamanna/Gazeta do Povo
Cerca de 180 funcionários do banco HSBC foram demitidos sem justa causa entre quinta-feira (06) e segunda-feira (10) na região de Curitiba| Foto: Luis Henrique Sciamanna/Gazeta do Povo

O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) orientou o HSBC a suspender as cerca de 200 demissões de funcionários de Curitiba e região. A decisão foi tomada em uma audiência pública de mediação na tarde desta quarta-feira (12).

O banco tem até segunda-feira (17) para apresentar uma resposta. Todas as 29 agências de Curitiba, os quatro centros administrativos e mais uma agência em Pinhais vão permanecer paralisadas pelo sindicato em forma de protesto até essa data.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, o HSBC não apresentou dados concretos sobre as demissões, mas afirmou que não via o número de cerca de 180 demitidos como uma demissão em massa, e sim um corte normal.

No entanto, para o procurador do trabalho Alberto Emiliano de Oliveira Neto, que coordenou a audiência, esse número é uma fuga no padrão de demissões e é algo que deve ser observado com mais cautela.

Os representantes do banco pediram o fim da paralisação das agências, mas o sindicato se propõe a encerrar a paralisação apenas quando as demissões forem suspensas.

A situação pode mudar devido a uma reunião marcada para esta quinta-feira (13) em São Paulo, entre o movimento sindical da categoria e o HSBC.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o banco afirmou que não iria comentar o assunto.

Demissões

Cerca de 200 funcionários do banco HSBC foram demitidos sem justa causa entre quinta-feira (06) e segunda-feira (10) na região de Curitiba. Em protesto, o sindicato promove paralisações desde sexta-feira (07), inicialmente nas agências com funcionários demitidos e, depois, em todas as agências do banco em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]