Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
SETOR AUTOMOTIVO

Ministério Público do Trabalho pede anulação das demissões na GM

Quase 800 trabalhadores da montadora em São José dos Campos foram demitidos neste mês

Em audiência realizada nesta segunda-feira (17) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Campinas, o procurador do trabalho Ronaldo Lira emitiu parecer favorável à reintegração de 798 trabalhadores da General Motors (GM) demitidos neste mês da fábrica da montadora em São José dos Campos.

Devido à greve deflagrada pelos funcionários da planta no Vale do Paraíba, a própria GM acionou a Justiça para encerrar a paralisação iniciada no dia 10 de agosto.

Em nota, o presidente do Sindmetalsjc (Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos), afirmou que a audiência “foi um passo positivo na luta para que as demissões sejam anuladas”.

O pedido de anulação dos cortes, de acordo com o sindicato, está fundamentado na jurisprudência que obriga a empresa a negociar com a categoria antes de realizar demissões em massa. Segundo os sindicalistas, as 798 demissões da empresa aconteceram por telegrama, sem qualquer negociação.

Adequação

Procurada, a General Motors não comentou o parecer do Ministério Público do Trabalho, mas informou que uma nova reunião foi marcada para a próxima sexta-feira, dia 21, às 15h, após não se chegar a um acordo na audiência desta segunda.

Segundo nota da montadora, “a paralisação da operação na fábrica só contribui para agravar a séria crise que afeta hoje a GM e a indústria automotiva [...] e os desligamentos realizados têm como objetivo adequar o quadro da empresa à atual realidade do mercado, visando resgatar a competitividade e viabilidade do negócio.”

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.