Uma longa pauta de sugestões de obras e melhorias no Paraná foi apresentada ao ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, em encontro realizado nesta segunda-feira em Curitiba. No almoço, em um tradicional restaurante de Santa Felicidade, o Fórum pela Democracia reivindicou a inclusão de 22 propostas de obras no orçamento 2007 do governo federal.
Mesmo com um pequeno atraso, em decorrência do nevoeiro que dificultou o pouso e a decolagem de aeronaves no Aeroporto Afonso Pena, o ministro compareceu ao fórum, recebeu o documento e ouviu a sugestões. Uma delas justamente para o Aeroporto de Curitiba. Foi sugerida a principal e emergencial das obras: a reforma para o aumento da extensão da pista principal cerca de 600 metros a mais - está orçada em R$ 45 milhões e é considerada de baixo custo e fácil realização.
O ministro se mostrou acessível e prometeu ao grupo que agendará uma reunião entre os empresários interessados e a Infraero para conversar sobre a proposta. Segundo Bernardo, são grandes as chances de que esta obra seja agilizada, já que a Infraero gastou recentemente cerca de R$ 250 milhões em reformas semelhantes nos aeroportos Santos Dumont (Rio de Janeiro), Congonhas (São Paulo) e Vitória (Espírito Santos).
O Fórum Paraná - formado pelo Movimento Pró-Paraná, Assembléia Legislativa, Associação Comercial, Sistema Fiep, Federação da Agricultura, Federação do Comércio, Federação das Empresas de Transporte de Cargas, Organização das Cooperativas, Federação das Associações Comerciais, Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba, entre outras instituições - pediu ainda pela conclusão da duplicação na BR-116 entre Curitiba e São Paulo.
Para essa questão, e também para a implantação do Anel Ferroviário de Curitiba outra das reivindicações o ministro Paulo Bernardo afirmou que a resolução dos problemas está esbarrando na Justiça. Organizações ambientais estão dificultando o início e/ou avanço das obras, alegando que crimes ambientais podem ser cometidos.
O ministro Bernardo afirmou que grande parte das reivindicações já está no orçamento para 2007 ou está em fase de inclusão e que analisará todas elas com carinho. Por outro lado, o ministro afirmou que algumas das questões, como as relacionadas ao Porto de Paranaguá e a federalização das Universidades Estaduais são de responsabilidade do governo estadual. No Porto de Paranaguá, por exemplo, Bernardo disse que o governo federal pode até ajudar, como já teria ajudado, mas o governador Roberto Requião recusou ajuda.
Confira todos os itens da pauta de reivindicações do Fórum pela Democracia apresentada ao ministro Paulo Bernardo.
Prioridades
- Extensão da pista do Aeroporto Afonso Pena- Modernização e conclusão na duplicação da BR-116 entre Curitiba e São Paulo- Construção de novo trecho ferroviário entre Guarapuava e Ponta Grossa- Ampliação do cais acostável do Porto de Paranaguá- Rodovia Transbrasiliana / BR-153 (trecho paranaense)- Segunda via da ferrovia Curitiba Paranaguá- Consolidação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Implantação do Prodetur Sul (Programa de Turimso)- Construção de Contorno Ferroviário de Curitiba- Modernização do Contorno Sul, na área da CIC
Outras demandas
- Urgência nas obras de aprofundamento e limpeza do Canal da Galheta- Conclusão do Anel Rodoviário de Curitiba (trecho Norte)- Federalização das Universidades Estaduais- Estrada Boiadeira (BR-487)- BR-101 no Paraná- Metrô em Curitiba- Linha ferroviária Cascavel-Guaíra / Cascavel-Foz do Iguaçu- Porto de Águas Profundas de Pontal do Sul- Ampliação de recursos para defesa sanitárias agropecuária- Tribunal Regional Federal- Expansão de programas para elevação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em áreas deprimidas- Apoio à integração regional na Tríplice Fronteira
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