• Carregando...

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que o WiMax, tecnologia de acesso à internet por banda larga e sem fio, poderá ser utilizado na TV digital brasileira. A tecnologia usa o mesmo princípio do bluetooth ou o wi-fi, só que tem um raio de alcance maior. O Wimax funcionaria como "canal de retorno". Na prática, ele permitiria a oferta de serviços interativos na TV Digital, como clicar num produto que aparece num determinado programa e comprá-lo.

Num primeiro momento, a TV digital brasileira não terá canal de retorno, mas, segundo Costa, isso poderá acontecer "mais para a frente", com o uso do WiMax, segundo reportagem do jornal "Valor Econômico". O ministro participou nessa quarta-feira da abertura da Broadcast & Cable, feira e congresso de televisão.

Costa foi questionado se as emissoras de televisão deveriam disputar o leilão de licenças para exploração do WiMax - marcado pela Anatel para o próximo mês, mas cuja data o ministério quer rever - Costa afirmou que "ainda é cedo para falar sobre isso".

Amílcar Dalevo, presidente da Rede TV, no entanto, citou explicitamente a possibilidade de as emissoras participarem do leilão em seu discurso no evento.

- Todo mundo deu palpite na escolha do modelo de TV digital, mas ninguém deu palpite na telefonia digital. Isso quer dizer que os radiodifusores também podem fazer telefonia, e que o WiMax também pode ser feito pelos radiodifusores, com a convergência tecnológica? - questionou.

O ministro tem dado como justificativa para pedir o adiamento do leilão de banda larga a necessidade do governo de estudar projetos de inclusão digital nessas faixas de freqüência que serão licitadas.

Por não requerer uma rede de cabos, a tecnologia WiMax poderia levar a internet a cidades pequenas e zonas rurais. Mas essas áreas não são comercialmente interessantes para as empresas, por isso a cobertura delas depende da regulação do governo.

- Depois da TV digital, o grande projeto para o país é a banda larga sem fio - afirmou ao "Valor".

Segundo Costa, o governo entende que "tem de defender as pequenas comunidades para que não aconteça com a banda larga o que aconteceu com o telefone celular", quando só as grandes cidades e capitais foram cobertas.

Segundo ele, a pasta apresentou uma proposta de adiamento do leilão ao conselho da agência e vai "tentar encontrar um caminho para que a Anatel possa rever a decisão". Caso contrário, entretanto, o ministério publicará uma portaria anulando a decisão do órgão regulador. O prazo dado para que a própria agência volte atrás na decisão de manter o leilão é 4 de setembro, data marcada para que as interessadas apresentem propostas, diz a reportagem.

O ministro disse também que a pasta já fez os cálculos que mostram que a caixa conversora usada na transição do modelo analógico para a TV digital (set top box) poderá ser financiada por R$ 7 mensais.

- Se o usuário não tiver nem isso, o governo dará a caixinha - afirmou Costa. Segundo ele, "ninguém vai ficar de fora" do acesso ao equipamento.

A escolha daqueles que serão contemplados com uma possível doação será feita após "uma seleção rigorosíssima", disse. A coreana Samsung, por exemplo, já afirmou ter condições de produzir o conversor a US$ 42, observou Costa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]