• Carregando...
Estudo aponta que telefonia no Brasil está entre as mais caras | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Estudo aponta que telefonia no Brasil está entre as mais caras| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

O preço médio do minuto da telefonia móvel no Brasil é de R$ 0,16, aponta a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse valor inclui planos pré e pós-pagos. A Anatel divulgou ontem nota a respeito dos valores praticados pelo setor no país, depois de a União Internacional de Telecomunicações (UIT) ter apontado que a telefonia e o acesso à internet no Brasil estão entre os mais caros do mundo e que os custos freiam a capacidade de garantir que os serviços cheguem a toda população.

Documento divulgado pela UIT aponta que o custo de uma ligação pelo telefone celular no Brasil é superior a todos os países europeus. De 166 países avaliados pela UIT, apenas 47 têm um custo superior na ligação ao que o brasileiro paga no celular, entre eles Etiópia e Albânia. Os locais onde a ligação tem o menor custo são Macau, Hong Kong e Dinamarca.

O pacote que serve de comparação no estudo da UIT seria a assinatura mensal de um celular, com 30 ligações por mês, mais 100 mensagens de texto. O valor médio do serviço no Brasil chegaria a US$ 48,32 por mês.

Contraponto

Mais cedo, o SindiTelebrasil – que representa as operadoras – argumentou que a UIT utiliza dados defasados ou descolados da realidade brasileira. O sindicato das empresas usa um estudo da consultoria Teleco para tentar desconstruir os parâmetros utilizados pelo organismo internacional. Para as operadoras, o minuto do celular pré-pago no Brasil é o quarto mais barato do mundo – o estudo, porém, leva em consideração apenas 18 países.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]