• Carregando...

Depois de seis meses de negociação, a líder mundial do setor siderúrgico, a indiana Mittal Steel, fechou um acordo para a compra com a rival européia Arcelor para criar uma gigante na produção de aço, que será três vezes maior que suas concorrentes, informou a companhia neste domingo.

Segundo o presidente da Arcelor, Joseph Kinsch, a Mittal melhorou sua oferta inicial - de US$ 27 bilhões - em cerca de 10%.

"Nós sempre procuramos uma fusão conforme o interesse de todos os que têm participações. Estamos muito satisfeitos com o que conseguimos agora", disse um porta-voz da Mittal por meio de um comunicado.

A companhia acrescentou que pagou "um preço justo por um negócio muito bom".

A proposta da Mittal vinha sendo rejeitada pelo Conselho de Administração da Arcelor, que também negociava com a russa Severstal nas últimas semanas.

- Concluimos que a Mittal Steel tinha uma oferta melhor que a da Severstal - disse Joseph Kinsch, acrescentando que a nova empresa se chamará Arcelor Mittal.

Em Luxemburgo, onde está a sede da européia Arcelor, o governo do país manifestou satisfação com o acordo de fusão com a Mittal.

"Luxemburgo pode ficar satisfeito com a recomendação", disse a jornalistas o ministro da Economia, Jeannot Krecke, acrescentando que a nova organização permanecerá sediada em Luxemburgo.

Pouco antes, fontes informaram que haverá uma entrevista à imprensa conjunta de Arcelor e Mittal na segunda-feira, às 9h (horário de Brasília).

Segundo uma fonte envolvida nas negociações, a família do presidente da Mittal, Lakshmi Mittal terá 43,4% das ações da nova empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]