• Carregando...

A moeda iraniana, o rial, registrou nesta segunda-feira (2) uma queda de 12% em menos de 24 horas com relação ao dólar, após o anúncio de novas sanções norte-americanas contra o sistema financeiro e o Banco Central iraniano, informaram os jornais iranianos.

Um dólar americano era vendido a 17.800 riais nesta segunda-feira pela tarde, contra 16.050 no domingo. No domingo, dia útil no útil no Irã, o rial perdeu 5%, refletindo o anúncio do sábado de novas sanções vindas de Washington.

A troca oficial anunciada pelo Banco Central iraniano era nesta segunda-feira de 11.180 riais por dólar. Contudo, o banco central não vende dólares a esse preço. Os agentes da instituição vendem diariamente os dólares a um preço ligeiramente inferior ao do mercado livre às casas de câmbio, que os revendem aos particulares, comerciantes e empresários.

Antes de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciar no sábado um novo pacote de sanções contra o setor financeiro iraniano, o dólar era cotado a 15.500 riais.

Em 2011, o rial já havia perdido 66% de seu valor com relação ao dólar.

A União Europeia estuda impor novas sanções ao regime de Teerã por seu programa nuclear, que pode incluir um embargo das importações de petróleo iraniano. Caso os dirigentes europeus decidam aplicar novas sanções, após uma reunião que manterão ao final deste mês, o rial corre o risco de depreciar-se ainda mais.

No Irã, segundo país da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), 80% das entradas de divisas correspondem às exportações de petróleo, com 100 bilhões de dólares captados entre março de 2010 e março de 2011. O orçamento do país está calculado com base num troca de 10.500 riais por dólar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]